•{Geografia} • { Questões }•
1°) O que vocês entendem por
Geopolítica ?
___________//______________
2°) Quais os pontos positivos e negativos dos sistemas capitalista e socialista ?
___________//______________
3°) Fale dos conflitos atuais entre Ucránia e Rússia .
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - É a ciência adotada pelo Estado para administração seu território.
2 - maisCAPITALISMO E SOCIALISMO: Pontos positivos e negativos
Capitalismo
Positivo: incentiva a produção e a busca de melhores sistemas; gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação e estabilidade mais longo.
Negativo: é mais propício a geração de desigualdades econômicas (ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres); individualismo social; egoísmo; ruptura comunitária e social.
-Desigualdade social;
-Abuso de poder;
-Obsolescência planejada;
-Despreocupação com o meio ambiente;
-Consumismo;
-Concentração de lucro nas mãos de poucos;
Socialismo
Positivo: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.
Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.
3 - EXTINÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA
A Ucrânia fazia parte da extinta União Soviética, mas declarou independência no dia 21 de agosto de 1991. O país era tratado como uma região chave da antiga nação socialista por ser a segunda região mais populosa e por concentrar grande parte do setor agrícola, industrial e de aparatos militares.
No entanto, o conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que, nos últimos anos, anexou países que faziam parte da extinta União Soviética e que atualmente conta com 30 membros.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirma que a anexação da Ucrânia e da Geórgia pela OTAN é uma ameaça ao seu país. O leste da Rússia é considerado o ponto mais vulnerável do ponto de vista militar, mas a OTAN agregou Estônia, Letônia e Lituânia para a aliança militar em 2004, o que irritou o Kremlin.