Geografia me ajudar por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá Boa noite, então vamos lá.
1- o que é a exploração demográfica?
Entende-se por explosão demográfica o crescimento elevado da população do mundo ou de um determinado território ou região.
2- Explique como era a taxa de natalidade e de mortalidade antes e após a revolução industrial
Antes da I Revolução Industrial, as sociedades estavam condicionadas a passar por elevadas taxas de natalidade, que eram compensadas por uma igual mortalidade populacional.
No entanto, as taxas de mortalidade, em função das melhorias sociais e sanitárias, passaram a cair, o que fez com que o número médio da população aumentasse aceleradamente, o que passou a gerar um temor generalizado sobre o excesso de pessoas no mundo. Uma dessas preocupações foi a própria teoria malthusiana, que afirmava que a população cresceria em uma velocidade maior que a produção de alimentos.
O que ocorre é que as taxas de natalidade só costumam cair após certo tempo, o que, consequentemente, gera a redução gradativa do crescimento populacional e até mesmo um envelhecimento demográfico, tal como ocorre atualmente na Europa.
O gráfico da transição demográfica a seguir apresenta uma síntese dessa evolução:
Explicação:
Fase 01 Regime demográfico clássico: taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.
Fase 02 Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.
Fase 03 Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.
Fase 04 Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.
Podemos dizer que a Europa passou por dois períodos diferentes em que ocorreu a Fase 02 acima mencionada, ou seja, um elevado crescimento populacional. O primeiro momento foi na I Revolução Industrial, em que o crescimento populacional foi elevado não tão somente pelas taxas de natalidade, mas também pela forte migração campo-cidade, também chamada de êxodo rural. O segundo momento foi após a II Guerra Mundial, em que as taxas de natalidade intensificaram-se rapidamente, dando origem ao que até hoje se chama de geração baby boom.
(continuando)
pós o ano de 1950, quando se elevou em um um bilhão o número de pessoas na Terra em apenas 35 anos.
Explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial
Foi a partir da Segunda Guerra Mundial, especificamente a partir do ano de 1950, que a população mundial cresceu consideravelmente. Esse crescimento foi observado, principalmente, em países subdesenvolvidos. Muitos desses países dobraram sua população em menos de três décadas. A população mundial, no início do século XX, era de 1,6 bilhão de pessoas. Ao final desse mesmo século, atingiu 6,1 bilhões de habitantes.
O que explica essa explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial é o fato de que, principalmente, os países subdesenvolvidos conseguiram controlar algumas doenças que assolavam suas populações. O avanço na medicina permitiu o desenvolvimento de vacinas capazes de erradicar algumas doenças. Além disso, houve um maior acesso a medicamentos, como antibióticos. Essas conquistas fizeram com que as taxas de mortalidade nesses países diminuíssem consideravelmente, propiciando o aumento da população.
A partir de 1950, a população mundial elevou-se de 2,5 bilhões de habitantes para 6,7 bilhões no ano de 2008. Esse crescimento foi visto, principalmente, nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, que concentram, atualmente, cerca de 80% da população do planeta.