Geografia Econômica Mundial Considerando os conceitos de globalização: Analise as afirmações a seguir: ( ) A premissa da permeabilidade dos territórios é a de que os países, na globalização, devem reduzir o protecionismo e permitir maior fluidez de pessoas, mercadorias e empresas em seus territórios. ( ) A premissa da permeabilidade, contudo, encontra resistência no argumento de Friedman que diz, metaforicamente, que a Terra é plana. Segundo esse argumento, quando um país relaxa suas estruturas regulatórias torna-se mais propenso a sofrer um processo de desindustrialização. ( ) O contraponto à tese da fluidez na globalização é a tese dos espaços autóctones. Segundo essa tese, cada país escolhe seus marcos transcendentais e constrói seus sistemas econômicos a partir deles, assimilando ou rejeitando os processos globalizantes. ( ) O contraponto à tese da fluidez na globalização é a tese da rugosidade. Segundo essa tese, países distintos absorvem de forma distinta o processo de globalização devido às suas características particulares, com maior ou menor adesão aos processos globalizantes. Agora, marque a sequência correta: Considerando os conceitos de globalização, analise as afirmações a seguir assinalando V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. Agora, marque a sequência correta: A F, V, F, V. B V, F, F, V. C V, V, F, F. D F, F, V, V. E F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
A primeira alternativa é verdadeira: de fato, a premissa da permeabilidade dos territórios é a de que os países, por meio da mão invisível do mercado, devem reduzir o protecionismo e permitir maior fluidez de pessoas, mercadorias e empresas em seus territórios.
A segunda alternativa é falsa: Friedman defende, de fato, a metáfora da Terra é plana. Porém, tal metáfora diz que a fluidez de capitais e mercadorias aumenta a dinâmica entre os países, tornando-os mais fluidos.
A terceira alternativa é falsa: não há tese dos espaços autóctones.
A quarta alternativa é verdadeira: o contraponto à tese da fluidez na globalização é a tese da rugosidade. Segundo essa tese, países distintos absorvem de forma distinta o processo de globalização devido às suas características particulares, com maior ou menor adesão aos processos globalizantes.