geografia das industrias exercicios resolvidos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Exercícios sobre Industrialização Mundial
Em curso desde o século XVIII, a industrialização é um dos principais vetores de transformação do espaço geográfico.
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena em Exercícios de Geografia
Questão 1
(UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:
Anúncio de uma marca de eletrodomésticos
Anúncio de uma marca de eletrodomésticos
Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente nesse anúncio é:
a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril.
b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens.
c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.
d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas.
respostas:
Resposta Questão 1
O que se percebe no anúncio ilustrado na questão é a adaptação da indústria à preferência do consumidor. Isso só é possível porque no Toyotismo não se estabelece a produção em massa, mas a produção conforme a demanda, conhecida por Joint Venture.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
voltar a questão
Resposta Questão 2
O trecho selecionado na questão relata o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos, caracterizado pela grande dependência econômica para com o capital externo, principalmente de países estrangeiros. Em geral, a industrialização desses países marcou-se pela predominante presença de multinacionais, com menor contribuição de empresas locais.
Portanto, a alternativa correta é a letra C.
voltar a questão
Resposta Questão 3
a) Correta – A I Revolução Industrial marcou o processo de mecanização da produção, em substituição aos trabalhos manuais ou manufaturados. Esse primeiro estágio da industrialização foi marcado pela produção em série, sob os auspícios do fordismo/taylorismo.
b) Correta – Nas regiões de implantação dos tecnopolos, dá-se maior preferência à mão de obra especializada do que ao fácil acesso às matérias-primas.
c) Correta – Na Segunda Revolução Industrial, a principal fonte de energia, em substituição ao vapor, passou a ser o petróleo, que foi o responsável por impulsionar a produção de automóveis.
d) Correta – A III Revolução Industrial intensificou-se no pós-guerra e teve início em nações desenvolvidas, como o Japão. Essa revolução, ainda em curso, marcou-se pelo desenvolvimento de técnicas no âmbito da informática, com avanços em pesquisas em biotecnologia e melhoria dos transportes e telecomunicações.
e) Incorreta – A Industrialização Tardia, na verdade, é característica de países subdesenvolvidos e, em alguns casos, ainda está em curso.
voltar a questão
Resposta Questão 4
a) Correta – as empresas multinacionais são as principais detentoras, atualmente, de tecnologias avançadas de produtos e de técnicas de produção;
b) Correta – a descentralização industrial é a dispersão do processo produtivo para os mais diferentes lugares. Por exemplo: uma fábrica de automóveis que produz cada parte dos veículos em um país, mas sua montagem acontece em outro local.
c) Correta – a principal migração das indústrias e empresas multinacionais é a constante procura por mão de obra barata, geralmente encontrada em países subdesenvolvidos e emergentes.
d) Incorreta – a descentralização, no âmbito das multinacionais, ocorre apenas no setor produtivo. No que se refere aos centros de pesquisas e às sedes dessas empresas, suas localizações ainda se encontram em seus países de origem, geralmente desenvolvidos.
voltar a questão
Resposta Questão 5
A. (3) – a produção de bens materiais para o consumidor, sejam eles duráveis ou não duráveis, é realizada pelas indústrias de bens de consumo.
B. (3) – idem
C. (2) – a produção de peças e equipamentos para subsidiar outras indústrias é um importante papel exercido pelas indústrias de bens de capital.
D. (1) – o fornecimento de matérias-primas para outras indústrias é papel das indústrias de base.
C. (2) – o fornecimento de maquinários industrializados para outras empresas é papel das indústrias de bens de capital.