Filosofia, perguntado por ErikSantos201, 1 ano atrás

GENTR SOCORRO!! PRECISO DA AJUDA DE VOCES.
EXPLIQUEM COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS QUEM FORAM OS FILOSOS CLASSICOS E ALGUMAS DE SUAS IDEIAS PRINCIPAIS. Pfv

Soluções para a tarefa

Respondido por mv2016
2
Platão, Sócrates e Aristóteles Platão 

foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Platão fundou a Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C.
Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heráclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste. 

Pensamento Platônico
Platão acreditava que o homem estava em contato com dois tipos de realidade:
a inteligível e a sensível. A primeira não muda. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos. o foco de Platão são coisas como o ser humano, o bem ou a justiça. Platão passou a ideia de que as pessoas tem características diferentes, tamanho, peso,cor, pensamento e tudo, mas todos eram humanos.
O problema que Platão propõe-se a resolver é a tensão entre Heráclito e Parmênides: para o primeiro, o ser é a mudança, tudo está em constante movimento e é uma ilusão a estaticidade, ou a permanência de qualquer coisa; para o segundo, o movimento é que é uma ilusão, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é, não pode passar a ser; assim, não há mudança.

Por exemplo, o que faz com que determinada árvore seja ela mesma desde o estágio de semente até morrer, e o que faz com que ela seja tão árvore quanto outra de outra espécie, com características tão diferentes? Há aqui uma mudança, tanto da árvore em relação a si mesma (com o passar do tempo ela cresce) quanto da árvore em relação a outra. Para Heráclito, a árvore está sempre mudando e nunca é a mesma, e para Parmênides, ela nunca muda, é sempre a mesma e sua mudança é uma ilusão . Platão resolveu tudo com sua teoria das ideias. Ele também criou a teoria do conhecimento,. Se alguem vê um objeto varias vezes, ela acaba por se lembrar aos poucos da ideia daquele objeto. Ele tentou explicar isso da seguinte forma: antes de nascer, a alma de cada pessoa vivia em uma estrela, onde se localizam as Idéias. Quando uma pessoa nasce, sua alma é "jogada" para a Terra, e o impacto que ocorre faz com que esqueça o que viu na estrela. Mas, ao ver um objeto aparecer de diferentes formas a alma se recorda da Idéia daquele objeto que foi visto na estrela. Interessante, não?
 Essa é uma frase de Platão sobre política:

"Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima, 326b).

Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, cremos que em 470 aC. Ele fundou a filosofia Ocidental Seus primeiros estudos e pensamentos foram sobre a natureza da alma humana. Sócrates era considerado um dos mais sábios e inteligentes. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.
Perguntas interessantes
Matemática, 9 meses atrás