Sociologia, perguntado por amandovesox7ozz, 1 ano atrás

Gentee , preciso de uma introdução sobre a desigualdade social no brasil ... me ajudem pf

Soluções para a tarefa

Respondido por corsinha31
0
As desigualdades sociais no Brasil se enraizaram na acumulação do capital durante todo o cenário histórico, iniciando no Colonialismo de Portugal, no período imperial, se alastrando até os dias atuais. Nesse sentido, falar em desigualdades sociais no Brasil, deve-se reportar inicialmente à chegada dos portugueses, onde inicialmente encontraram os verdadeiros donos dessas terras: os índios, e deles se apossaram, como também das riquezas aqui existentes.
Atualmente no Brasil, aliado às ideologias neoliberais, o crescimento econômico desordenado e sem uma distribuição justa, acaba por gerar mais e mais, a exclusão social de milhões de brasileiros. Essas pessoas não são apenas cem, duzentos, são milhões que sobrevivem com apenas ¼ do salário mínimo, chegando a regiões como o nordeste em que 58% vivem na absoluta pobreza.


A inclusão das cotas para afrodescendentes em Faculdades e Universidades, como mecanismo de inserção das classes menos favarecidas nas políticas educacionais e posteriormente no mercado de trabalho. Também, projetos como o PRONASCI – Projeto Nacional de Segurança Pública com cidadania, que contrata jovens, adolecentes em situação de risco nan favelas, melhorando suam condição social, dando-lhe emprego e sustentabilidade. Além de tal projeto, articula-se também a Projeto Bolsa-formação para os profissionais de segurança pública dos estados continuarem sua formação ou ingressarem no nível superior.

É visível muitos projetos de cunho transferidor de recursos federais para as esferas carentes da sociedade, porém eles não efetivam, apenas legitima uma transferência de recursos sem assim possibilitar autonomia aos menos favorecidos socialmente.

Mas seria somente isso possível para a melhoria das condições sociais em que se encontram o povo brasileiro? Muita coisa precisa ser feito no sentido de atingir de forma sistemática a distribuição da renda barasileira com equidade e justiça social. Não se trata apenas de transferir recursos federais para aos mãos dos mais pobres, é necessário um projeto social que vise a autonomia e não o círculo vicioso, que garanta aos recebedores desses recursos, a possibilidade de se auto-gestionarem socialmente através de projetos que venha melhorar a renda transferida. Pois, como a conjuntura social, política e econômica se encontra configurada, não se estabelecerá de forma clara a melhoria nos índices de desenvolvimento humano no Brasil, mas poderá acelerar continuamente para a miserabilidade milhões de brasileiros.


amandovesox7ozz: obg rs
Perguntas interessantes