gente socorro preciso para amanhã!!!!! me ajudem pelo amor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grão Pará
Revolta: Cabanagem
Data: 6 de janeiro de 1835
Grupos Sociais Envolvidos: fazendeiros, comerciantes, índios destribalizados, chamados de tapuios, índios aldeados, negros forros e escravos e mestiços.
Motivos: População insatisfeita com a nomeação do presidente da província, Bernardo Lobo e Souza, Privilégios da oligarquia e as péssimas condiçoes de vida da população.
objetivos: O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará.
Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
Desfecho: Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.
Maranhão
Balaiada
Data: 1838
Grupos: Aderiram à revolta os escravos, os vaqueiros, os mestiços, os pequenos agricultores rurais, os artesãos, os fabricantes de balaios, etc.
Motivos: Insatisfação com o presidente nomeado pela regencia da província, Insatisfação das camadas populares em relação as condiçoes sociais.
objetivos: Combater a pobreza e a miséria que tomavam a região do Maranhão;
Lutar contra o monopólio político das elites aristocráticas, que eram divididas entre os bem-te-vis, que apoiaram inicialmente os balaios, e cabanos, que eram os aristocratas;
Ampliar o acesso as instituições sociais básicas, superando as limitações impostas pela camada da elite;
Desfecho: A Balaiada, assim como as demais revoltas populares do Período Regencial, terminou em repressão violenta por parte do Exército Brasileiro, não tendo atingido seu objetivo principal - a autonomia política e a melhora do padrão de vida local -, com as lideranças mortas.
Rio Grande do Sul
Revolta: Revolução Farroupilha
Data: 20 de setembro de 1835
Grupos: Os principais grupos envolvidos: liberais, grandes fazendeiros e, por consequência, classes populares dependentes das fazendas.
Os escravos participaram também com a esperança de ganhar uma carta de alforria
Motivos: A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
objetivos: O Objetivo era de adotar uma política liberal com mais autonomia para o Rio Grande do Sul.
Desfecho: Os farrapos começaram a enfraquecer-se a partir de 1840 por causa do fim de outras revoltas provinciais e pela nomeação do Barão de Caxias como comandante das tropas imperiais. O barão, por meio de táticas militares e diplomacia, conseguiu ampliar o enfraquecimento dos farrapos, forçando-os a negociar.
As negociações entre farrapos e o Império resultaram no Tratado de Poncho Verde, assinado em 1º de março de 1845
Explicação: