gente preciso de 5 itens que se deve levar em consideraçao para fazer boas escolha
Soluções para a tarefa
1. Mantenha os dois pés no chão
Seja realista e encare os fatos na hora de tomar uma decisão. Isso diminui a chance de se frustrar depois. Mantenha o otimismo e evite criar expectativas mirabolantes. Para isso, leve em consideração suas experiências de vida.
Vá para um lugar tranquilo e pense em tudo que deu certo e errado, considerando diversas possibilidades. Aproveite para deixar suas emoções e intuições aflorarem nesse momento de decisão, tendo o devido cuidado de não se desprender da realidade.
2. Encare a situação e identifique opções
Independentemente da decisão que precisa tomar, é fundamental que você olhe para a situação a partir de diferentes pontos de vista. O objetivo é identificar as diversas opções disponíveis.
Para facilitar o seu processo de tomada de decisão, pegue uma folha de papel e faça nela uma lista de todos os pontos positivos e negativos acerca da sua situação. Depois de escrevê-los, imagine as possibilidades que podem existir a partir do cruzamento deles.
3. Busque o máximo de informações
Por trás de uma tomada de decisão pode aparecer a insegurança, que surge do medo daquilo que é novo. Isso é normal, ok? Só não é saudável que deixemos esse sentimento tomar conta de nossas mentes e decidir por nós o que é melhor para as nossas vidas.
Se você estiver com medo, busque o máximo de informações sobre a decisão que você pretende tomar. Esses dados servirão de suporte para que você decida com base em fatos, não somente em emoções.
4. Conheça as suas capacidades
Cada pessoa tem suas características, que as tornam única no mundo. Você sabe quais são as suas? A partir do momento que você conseguir enxergar o seu potencial, isso poderá ajudá-la a desenvolver a autoconfiança necessária para tomar suas decisões.
A autoconfiança é adquirida quando você conhece todas as suas habilidades, sabe quais são os seus pontos fortes e aqueles que necessitam de aprimoramento. Isso se torna possível quando você investe em autoconhecimento.
5. Controle a impulsividade
Dar passos sem ver e falar palavras sem medir: agir com impulsividade pode trazer arrependimentos. Na hora de tomar decisões, coloque todo o seu empenho em frear seu lado impulsivo para conseguir se relacionar de maneira mais tranquila consigo.
Dessa forma, analise quais serão as consequências das suas ações. Antes de decidir, descanse e coloque na sua mente a seguinte frase: “preciso pensar melhor”. Com a cabeça fria, sem pressões e com aquela lista de prós e contras, tudo se tornará mais simples e fácil de resolver.
Tenha em mente que o controle da impulsividade é um esforço que leva tempo, mas que, ao ver os primeiros resultados, você notará que esse trabalho vale a pena.
Resposta:
Não dar ouvidos para o medo
O medo e insegurança podem aparecer no coração de qualquer um, mas a diferença está em como você irá lidar com eles. Coloque-se no comando de sua vida e não deixe que emoções como estas impeçam você de realizar seus sonhos e objetivos.