Geografia, perguntado por glauciadndr, 1 ano atrás

Gente preciso da resposta dessa pergunta: Qual e o aspecto físico do Uruguai?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1


Originalmente a região apresentava, em termos de vegetação, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direção sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlântica). Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original. As principais alterações são conseqüência da expansão agrícola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas áreas de minifúndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura. 
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos. O ponto mais elevado do país é o Cerro Catedral, com 514 m. Para sul situa-se o rio de la Plata (rio da Prata), , onde está o Porto de Montevidéu. O Rio da Prata é o estuário formado pelo rio Uruguai, que constitui a fronteira ocidental do país, e pelo rio Paraná, fora do Uruguai, formador da mesopotâmia argentina. O país tem apenas um rio importante que atravessa o país, o rio Negro, com hidrelétricas. Tem ainda parte da Lagoa Mirim, que divide com o Brasil e de algumas lagoas na costa do Atlântico. 

O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas são bastante incomuns. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina. A temperatura média anual varia dos 16°C em Montevidéu aos 19°C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.300 mm ao norte. Em Montevidéu, o mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 22°C, e o mês mais frio é julho, com média de 10°C. As temperaturas máxima e mínima recordes registradas no país são de 43°C e -5°C, respectivamente. As geadas são bastante freqüentes no inverno, mas a queda de neve se registrou apenas em ocasiões muito esparsas. 
Seus 500 quilômetros da costa são uma praia extensiva da areia branca, interrompido ocasionalmente por dunas, pinhos, acacias e eucalyptuses. 
Relevo 
O Uruguai é uma grande planície com algumas colinas onduladas. A altitude média está situada em torno dos cem metros, oscilando as máximas alturas entre os 299 metros da Cuchilla Grande e os 420 m da Cuchilla de Haedo. 

Existem também pequenas serras cuja altitude não supera os 700 m. Uma característica geral do território são as sucessivas depressões e as suaves ondulações, acompanhadas pela hidrografia do rio Uruguai. 

Hidrografia, costas 
O litoral do rio Plata é caracterizado por declives, enquanto o litoral atlântico está formado por numerosos cordões de dunas arenosas que separam as lagoas interiores do mar. A costa tem uma extensão de 565 km. 

Cerca de um 1/3 do território uruguaio está drenado pelas águas do rio Negro (750 km de longitude), com afluentes como o Tacuarembó e o Yí. O rio Uruguai que limita nos seus 500 km a fronteira com a Argentina, recebe águas procedentes da Cuchilla de Haedo (Negro, Arapey e Queguay). A desembocadura desse rio tem uma largura de 12 km. 

Da rede hidrográfica que descende para o rio Plata destaque para o rio Santa Lucia, com mais de 200 km de tamanho, que desemboca no oeste de Montevidéu. Os rios dependentes do oceano Atlântico são muito curtos, devido à proximidade da costa da serra de Carapé e da Cuchilla Carbonada. 

Clima 
O Uruguai tem um clima moderado e úmido, influído pelos ventos e as correntes atlânticas. Entre essas, a do Brasil envia suas terminações quentes, o que contribui a moderar as oscilações térmicas anuais. 

Os ventos úmidos, carregados de água, deixam sentir sua influencia durante todo o ano, principalmente na primavera e no verão. Os valores mais baixos das temperaturas se registram nos meses de inverno, de modo particular em julho (12,5ºC em Montevidéu) e os mais altos nos meses de verão, especialmente em janeiro (22ºC na capital).
Perguntas interessantes