Geografia, perguntado por fernandeslpferpe57pa, 1 ano atrás

GENTE PRECISO ATÉ A MEIA NOITE aspectos físicos-naturais da América do Sul

Soluções para a tarefa

Respondido por izah42
0
Aspectos físicos

A América do Sul pode ser dividida em América Andina, América Platina, Guianas e Brasil. Sendo o Brasil considerado uma região separada pelo seu tamanho e características peculiares, não apenas históricas e culturais (sua colonização foi portuguesa e o mesmo se tornou um Império e não uma república após a sua independência), mas também a sua localização física, considerando que a sua extensão e localização não o permitiriam ser enquadrado em nenhuma das outras regiões.Os países que fazem parte desta região são: Colômbia (fronteira da América Central com a América do Sul), Bolívia, Peru, Equador, Chile e Venezuela.

Aspectos naturais da América do Sul

Relevo 
No extremo ocidente do subcontinente o relevo é constituído por grandes altitudes, onde está localizada a Cordilheiras dos Andes, que corresponde a um dobramento alpino oriundo do encontro entre a placa de nazca e a placa sul-americana, razão pela qual a região desenvolve uma grande incidência de abalos sísmicos. A Cordilheira dos Andes estende-se desde a Venezuela até o Chile, possui aspectos distintos que variam de acordo com cada particularidade, pode ser classificado como: Andes setentrionais úmidos, Andes centrais ou áridos e Andes meridionais ou frios.

Hidrografia
A América do Sul, em recurso hídrico, possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, como a bacia do Amazonas, que é a maior do mundo.

O grande potencial hídrico desse subcontinente é proveniente dos aspectos climáticos que predominam em grande parte do território onde prevalecem os climas úmidos (equatorial e tropical úmido) com altos índices pluviométricos.

fernandeslpferpe57pa: Resumo
Perguntas interessantes