História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Gente por favor me ajudem explicando essas frases de Thomas Hobbes! É para um trabalho que vale 2,0 PONTOS!

"O ócio é a mãe da filosofia"

"O homem é o lobo do homem, em guerra de todos contra todos"

"Toda infração da lei é uma ofensa contra o estado"

"O interesse e o medo são o princípio da sociedade."


Soluções para a tarefa

Respondido por theuumaster
3

O ócio é a mãe da filosofia

vamos lá. nessa afirmação, ele acredita que a mãe da filosofia é o tempo vago. ou seja, a filosofia tem em seu principio o tempo ocioso para surgir, o que faz sentido, visto que,na Grecia Antiga,os filosofos, como Aristoteles, tinham muito tempo vago, o que sobrava tempo para se pensar a respeito da natureza e vida humana.

O homem é o lobo do homem, em guerra de todos contra todos"

nessa outra afirmação, Hobbes acreditava que o homem é mal no seu estado natural,ou seja, os homens entram em guerra. que louco né? o estado natural é o estado onde o homem está antes de existir o Governo, situação igual ao dos homens da caverna.

Toda infração da lei é uma ofensa contra o estado

aqui, o homem já está sobre a tutela do Estado. Nesse momento, é valido dizer que Hobbes acreditava que o Estado que mantem a paz entre o homem, e que qualquer tipo de coerção sobre as leis é uma forma insegurança na vida das pessoas, visto que as pessoas agora estão debaixo do Estado.

O interesse e o medo são o princípio da sociedade.

no estado de natureza de hobbes, ele acreditava que as pessoas davam sua liberdade pela proteção do Estado,ou seja, as pessoas tinham medo e por isso surgia o estado. Entretanto, ao surgir o Estado, as pessoas dariam os seus direitos naturais devido ao Medo. Por isso, o medo é o principio de uma sociedade e o interesse tb. (O interesse é por parte do Estado).

Enfim, leia sobre as obras de Hobbes para entender melhor! boa sorte e fique com Deus


Usuário anônimo: muito obrigado você me ajudou demais!
theuumaster: vlw
Perguntas interessantes