Biologia, perguntado por leticialqueirop95k4d, 11 meses atrás

GENTE PFF ME AJUDA É PARA UMA PROVA PARA AMANHÃ
quando a queimadura esta roxa é para ir ao hospital????

Soluções para a tarefa

Respondido por miraculousladybug34
1
Uma queimadura causa muito mais problemas do que um simples ferimento. As mais graves conseguem até alterar o metabolismo do organismo.


O conteúdo escaldante da panela, por exemplo, se derrama na azarada cozinheira. À dor segue o susto e vem acompanhada de bolhas e outras reações, que tornam a queimadura uma das mais graves agressões que um corpo pode sofrer. Um recente simpósio realizado em São Paulo, há quase dois meses, trouxe especialistas estrangeiros com novas tecnologias para melhorar o atendimento dos queimados. Afinal, cuidar de um ferimento no dedo pode ser fácil, mas quando a queimadura atinge mais de 20% da superfície corporal, a vida está em perigo.

Quem apenas encostou na panela quente e quem sobreviveu a um incêndio sofrem o mesmo mal: as células da pele morrem porque suas proteínas foram destruídas. O agente culpado mais comum é o calor — o de líquidos e objetos aquecidos, o que resulta de um choque elétrico ou, enfim, o do fogo propriamente dito. No entanto, alguns componentes químicos, como os ácidos, também podem arrasar as proteínas; assim como a radiação, cujo quadro típico é o das queimaduras de sol.

“A gravidade de uma queimadura vai depender tanto da sua extensão como da sua profundidade”, explica o cirurgião plástico Marcus Castro Ferreira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Uma queimadura simples atinge até 15% do corpo e, em geral, não causa grandes problemas. As mais sérias atingem entre 15 e 35% da superfície corporal. Já uma lesão profunda que supera essa área é considerada gravíssima.’’ É como se os médicos esticassem a pele do corpo e dividissem a área total em cem pedacinhos iguais. Para os leigos, um braço inteiro parece conter uma grande extensão de pele; mas os especialistas sabem que, em uma pessoa adulta, ali só cabem sete porções, isto é, 7%. Nessa linha de raciocínio, uma queimadura de tórax representa um estrago de 13% do corpo; idem, uma nas costas. As duas pernas, por sua vez, equivalem a 33% da área corporal.

Há uma hierarquia também para a profundidade da destruição das proteínas. Uma queimadura de 1º grau devasta apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Seus efeitos podem ser notados após um banho de sol prolongado: o inchaço, o ardor e a vermelhidão; finalmente, a pele morta descasca. A queimadura de 2º grau, porém, é o tipo mais comum de lesão e implica nas desagradáveis bolhas. Estas, mesmo quando são pequenas, jamais devem ser estouradas. Caso contrário, seu interior fica exposto — trata-se de um local quente, úmido e desprotegido, onde as bactérias adoram se instalar. Enfim, quando a epiderme e a derme são destroçadas, a queimadura é de 3º grau: “Embora seja a mais grave, ela não dói”, revela o cirurgião plástico Walter Soares Pinto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “As lesões superficiais ardem, porque irritam os nervos. Já as de 3º grau, por serem profundas, liqüidam as terminações nervosas, que disparariam a mensagem dolorosa ao cérebro. ”

Uma queimadura pode desencadear mudanças no organismo. Elas começam nos microvasos sangüíneos, os capilares: as tramas celulares, que formam as suas paredes, se afastam. Pelos vãos passa o plasma — a parte líquida do sangue — que se espalha entre os tecidos. E atenção: isso, às vezes, não acontece apenas na área queimada. Na verdade, quem se queima tende a ficar todo inchado. Além disso a descarga de calor prolongada em uma região qualquer do corpo — a do Sol na praia, por hipótese — simplesmente desestabiliza o sistema nervoso. O cérebro perde a noção da temperatura correta do organismo, em torno de 36ºC e, daí, o corpo se aquece da cabeça aos pés. O resultado é a dilatação dos vasos, uma das causas da vermelhidão e do ardor. Se o plasma, que escapa pelos vasos dilatados, penetra entre a epiderme e a derme da região ferida, aparece a bolha.

Segundo o médico, uma pessoa bastante queimada pode perder mais de três litros de líquido dos vasos para os tecidos. O sistema circulatório desse paciente sente o déficit, que provoca queda violenta da pressão arterial. Essa baixa é capaz de colocá-lo em estado de choque, a principal causa de morte nas primeiras horas depois do acidente. Para repor o líquido perdido, a equipe médica administra grandes volumes de soro. Além disso, o paciente recebe uma solução de nutrientes. Pois o gasto de energia e de matéria-prima — proteínas e gorduras — para reconstruir a pele é tanto, que alguém com queimaduras sérias pode emagrecer 20 quilos facilmente.

Como se não bastasse, a pele queimada costuma grudar no corpo, formando aquilo que os médicos chamam de escaras. Estas liberam toxinas que interferem no metabolismo.


miraculousladybug34: espero ter ajudado miga!
leticialqueirop95k4d: ajudou sss! obg : )
leticialqueirop95k4d: só realmente nnn tirou minha dúvida...
leticialqueirop95k4d: queria saber so se uma queimadura fica roxa devo ir no hospital...
miraculousladybug34: bom, no caso, a queimadura fica roxa, mas vc n precisa ir ao hospital, mas assim, se for muito grave este acidente pode ir ao hospital
miraculousladybug34: mas a queimadura só fica a marca e fica pra sempre ou depende do ferimento
miraculousladybug34: entendeu ou quer um texto grande explicando disso kkkkk
miraculousladybug34: falando em machucado essas coisa, eu rasguei minha perna no portão de casa hj
Perguntas interessantes