História, perguntado por beeumesmopdrfv1, 1 ano atrás

Gente pelo amor de Deus já pesquisei e não achei em lugar nenhum....

Alguém sabe me dizer:


A história do patrimônio de Cabrobó-Pe

Soluções para a tarefa

Respondido por rcscsilva
4

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, para responder a uma solicitação de tombamento de três construções e o local onde teria iniciado o povoamento que deu origem ao município.


Os prédios que estão sendo avaliados são as ruínas da primeira Igreja Matriz e a segunda Igreja Matriz da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, além do Chalé (moradia da primeira autoridade política da freguesia, em 1785. De acordo com as pesquisas, o município teve origem em 1762 na criação da primeira paróquia próxima à aldeia indígena da Ilha de Assunção, dos índios Truká.


Técnicos do Iphan avaliam prédios e povoado de Cabrobó para possíveis tombamentos

A intenção é reconhecer o valor desses prédios para a história do País. Os equipamentos serão avaliados dentro de critérios estabelecidos e, se for comprovados sua importância e valor histórico nacional, eles entrarão no processo para serem tombados como patrimônio histórico nacional. Após relatório gerado pelos técnicos, o Iphan vai decidir se os bens estarão na lista de equipamentos protegidos pela história nacional


rcscsilva: 29. Em Cabrobó, a emigração primária foi fundamental para a transformação da sede do município. Dali, os emigrantes cabroboenses tomaram novos rumos: de Camberra a Parauapebas, com passagem por Londres, Montreal e Nova York. No Brasil, o sentido da migração tem oscilado de acordo com as oportunidades. Recife, São Paulo, Petrolina e Belém do Pará são ótimos exemplos.
rcscsilva: 30. A imigração, por sua vez, tem levado para Cabrobó representantes de norte a sul do país. Várias famílias estão envolvidas com esses processos. Associar nomes ao desenvolvimento do município é revigorar sua história, que se iniciará com o livro. Houve forte mudança na estrutura fundiária do município de Cabrobó. As desapropriações no continente e a retomada da Ilha da Assunção lhe impuseram nova feição produtiva e são motivos de considerações.
rcscsilva: 31. Na região, a vocação agropecuária não é exclusividade de Cabrobó.
Por mais que se particularize o desenvolvimento do município, ele não estará sozinho nessa caminhada socioeconômica.
As agências das instituições financeiras ali instaladas promoveram benefícios que ultrapassaram as fronteiras até mesmo de Pernambuco. O livro que se colocará à disposição da sociedade está recheado de sugestões. Elas vão da criação de Escola Técnica à implantação de ações contra as secas.
rcscsilva: 32. A construção de ramal ferroviário para determinadas microrregiões do Sertão pernambucano será decisiva para a sobrevivência de atividades econômicas, em especial do setor primário.
Apresenta-se aqui um pouco da trajetória do autor da primeira edição do livro de Cabrobó: de soldado raso a comandante geral da maior corporação policial da América Latina.
rcscsilva: 33. Da relíquia que ele legou nasceu a letra do hino de Cabrobó. Da inspiração dele nasceram o lema e as expressões da bandeira. Agora, nasce o patrono dessa história. Há outro expoente cabroboense que, a partir do livro, deixará o anonimato em sua terra natal. Referindo-se a evento do século XIX, no berço da intelectualidade brasileira e na presença de um futuro presidente da república,
rcscsilva: grande vulto da oratória cita em discurso, o nome do cabroboense como tendo sido um dos maiores oradores do Brasil.
rcscsilva: 34. Cerca de 1800 nomes que identificam pessoas do passado e do presente, da mais humilde até a mais importante, estão citados no livro. Além dos grupos de pessoas da primeira parte, ali constam fazendeiros, boiadeiros, agricultores, comerciantes, senadores, ministros de estado, representantes do judiciário, ministério público, da defensoria pública, assistência judiciária municipal, segurança, de estudantes e várias outras classes.
rcscsilva: 35. Estão incluídos bacharéis cabroboenses nas três grandes áreas do conhecimento. Há nomes de ex-presidentes e de ex-governadores envolvidos com ações transformadoras para o município e para a região. Para facilitar a identificação pessoal, considerando a imensidão de homônimos, são usados diferenciadores nominais. No livro constam aproximadamente 300 fotografias.
rcscsilva: 36. São imagens de pessoas em geral, de líderes políticos, do ambiente, da flora, fauna, de objetos e de eventos relativos a ações em prol do município e da região. Há imagens destacando criaturas e criadores, como também há uma que contempla um Prêmio Nobel da Paz e um cabroboense. Para suavizar a rigidez da história, estão ali apresentados alguns casos e causos envolvendo três “reis” brasileiros e súditos; até no exterior.
rcscsilva: beeumesmo, espero ter ajudado...até porque foi difícil conseguir estas informações.
Perguntas interessantes