Geografia, perguntado por abbyjonson, 9 meses atrás

gente pelo amor de deus alguém me ajuda nessa pergunta

A Alemanha disse que poderá receber até mil refugiados por ano nos próximos anos, mas voltou a pedir que ou-tros países também recebam imigrantes e refugiados, diante da pior crise desde a Segunda Guerra Mundial. Sigmar Gabriel, vice-chanceler alemão (equivalente ao cargo de vice-primeiro-ministro), disse que a economia alemã é forte e, assim, o país poderia aceitar um número desproporcional de imigrantes. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda: por que a Alemanha está disposta a receber grandes levas de refugiados oriundos do norte da África e do Oriente Médio? Por que, ao contrário da Alemanha, alguns países da Europa, como Hungria, Irlanda e Dinamarca, estão impondo res-trições para a entrada de imigrantes?

Soluções para a tarefa

Respondido por S4mi53
8

Resposta:

1 A Alemanha passa atualmente por um intenso processo de envelhecimento populacional, nomeado por alguns estudiosos como “euroesclerose”. O envelhecimento populacional alemão acaba por reduzir a oferta de mão de obra no país, o que por sua vez afeta negativamente na composição da População Economicamente Ativa – PEA da nação. Assim, a Alemanha se dispõe a absorver parte do fluxo migratório para suprir sua demanda de mão de obra e posteriormente ampliar seus mercados consumidores internos.

2

por conta dos elevados gastos sociais de seus Estados, principalmente no que tange ao sistema previdenciário. Mais especificamente, a Irlanda faz parte do grupo de nações mais afetadas pela atual crise econômica na União Europeia, juntamente com Portugal, Itália, Grécia e Espanha – P.I.I.G.S. O recebimento deste fluxo de refugiados poderia agravar ainda mais a situação econômica do país. Já a Hungria baseia sua negação ao fato de que um acordo assinado pelos países membros do bloco europeu, chamado Regulação de Dublin, o qual determina que os imigrantes devem pedir asilo no primeiro país europeu em que entrarem, o que coloca a Hungria em uma situação complicada, devido à sua localização na fronteira entre a União Europeia e o Leste Europeu, de onde vêm grandes somas de imigrantes do Oriente Médio


abbyjonson: perfeitaaa
Perguntas interessantes