gente o que quer dizer quando alguém fala: ESTOU ME SENTIDO UM JILÓ
Soluções para a tarefa
Resposta:
gnificado-em-contexto
O Priberam diz que gibeira é o mesmo que que ‘algibeira’ ou ‘bolso’ e o jiló é uma planta ou o seu fruto. Mas a canção dá a entender que a tal “gibeira” é algo distintivo de um certo modo de vida do caipira, não uma vulgar algibeira qualquer; e jiló parece ser figurado. Falo claro da canção “Romaria” de Renato Teixeira, com letra aqui no letras (vou confessar que foi a primeira vez que ouvi com atenção esta letra absolutamente fabulosa):
É de sonho e de pó
O destino de um só.
Feito eu perdido em meus pensamentos sobre o meu cavalo.
É de laço e de nó, de gibeira, o jiló
Desta vida, cumprida a sol. [Ou “a só”?]
Sou caipira, Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida...
O letras diz que é “a sol”, que é o que eu ouço também nesta interpretação da Elis Regina, mas ouço “a só” nesta do Almir Sater, o que confere com a letra no Letras Sertanejas, que por outro lado diz que é “gibeira ou jiló”, que para mim não faz sentido; Na interpretação do Renato Teixeira não tenho a certeza se é “a só” ou “a sol”. Mas “a só” eu compreendo; se for mesmo “a sol”, vou ter que fazer mais outra pergunta: significaria ‘ao sol’ ou ‘de sol a sol’ ou o quê?
Voltando à gibeira (só encontrei no Priberam), é claro que não é um bolso qualquer; deve ser algo que distingue o homem na história, tal como o laço e o nó. Mas o que é? E já agora, o que é o jiló naquele contexto? Jiló é uma planta e também o seu fruto (Priberam). Mas ali parece ter um sentido figurado. Dá a ideia que é metáfora para algo normalmente bom (mas o Priberam diz que é amargo), mas que no caso do nosso homem é simplesmente constituído de laço, nó e gibeira