Sociologia, perguntado por xavii, 10 meses atrás

Gente!!! O POSITIVISMO, (Augusto Comte) é uma Perspectiva Sociológica?


xavii: Preciso dessa resposta, por favor. Irá me ajudar a fazer meu seminário!!
anakarolina1443: Sim.

Soluções para a tarefa

Respondido por anakarolina1443
1

Resposta:

Auguste Comte afirmava que as diversas ciências já haviam atingido a positividade, mas o sistema ainda estava incompleto. Sentiu necessidade de uma nova disciplina, que ele chamou de física social ou Sociologia, que figuraria em um quadro de ciências dispostas em grau de generalidade decrescente e complexidade crescente: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia. Mais tarde, acrescentou mais uma ciência, a moral.

Para Comte, a sociologia deveria utilizar-se dos mesmos métodos positivos das ciências anteriores (observação, experimentação e comparação), e de um novo método, o da filiação histórica. Dessa forma, seria possível estudar e compreender a sociedade, para reorganiza-la e reforma-la depois.

O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas. As Ciências Positivas teriam a sua mais forte expressão na Sociologia, ciência da qual Comte é considerado o fundador.

Segundo o sistema filosófico criado por Comte, o conhecimento humano passa por três estágios:

Teológico – em que os fenômenos são considerados como resultantes da ação de uma vontade livre,

Metafísico – em que os fenômenos são atribuídos à abstração, chamadas causas,

Positivo – abandona as explicações anteriores, substituindo as hipóteses e causas primeiras, religiosas ou metafísicas, pelas leis científicas.

Explicação:

Perguntas interessantes