História, perguntado por Isaahmassimo, 10 meses atrás

Gente, minha professora de história pediu um seminário sobre "A GRANDE DEPRESSÃO, O FASCISMO E O NAZISMO", nunca fiz um seminário antes, e por mais que ela tenha me explicado ainda estou um pouco perdida se vocês puderem me ajudar, eu agradeço, já fiz um pouco sozinha, mas ainda preciso de algo para complementar.
Vou por aqui os tópicos sobre os quais preciso fazer o seminário:

A GRANDE DEPRESSÃO, A quebra da Bolsa de Nova York, Razões da Grande Depressão;

O NEW DEAL;

A ASCENSÃO DO FASCISMO ITALIANO, A marcha sobre Roma, O governo Mussolini;

O NAZISMO NA ALEMANHA, Partido e Ideologia Nazista, A ascensão dos nazistas, Hitler no poder;

O FASCISMO ESPANHOL.

Por favor, gente. Preciso de ajuda.

Soluções para a tarefa

Respondido por tarciohugo1p9velm
4
A GRANDE DEPRESSÃO, A quebra da Bolsa de Nova York, Razões da Grande Depressão;
A queda da bolsa nada mais é do que superprodução dos empresários e pouca demanda , concretizando em falência das empresas e os empresários quererem vender suas ações na bolsa de valores, causando uma quebra da bolsa, pessoas que antes viviam bem agora estavam passando por uma terrível crise
Grande Depressão segue em decorrência da Queda da Bolsa. Todo o efeito negativo que se cria na economia mundial é devido à avaria da bolsa de Nova York. A década de 1930 se iniciada em grande conturbação devido a Depressão econômica e a crise sistêmica pela qual passa o capitalismo.

O NEW DEAL;
Nos Estados Unidos da América em 1933 o Presidente Roosevelt é eleito e implementa um Plano chamado New Deal, que buscava restabelecer o mercado através da fiscalização do Estado aos empresários e à especulação na bolsa de valores. Dentre as medidas tomadas estava a ampliação das obras públicas, visando o aumento das vagas de emprego, a criação de empresas estatais, o restabelecimento das indústrias que passam a produzir para suprir as obras de estradas, canais, portos, escolas, moradias e canais de irrigação. Entre tantas medidas, o governo de Roosevelt promove leis de proteção aos trabalhadores e desempregados, onde esses detivessem a mínima oportunidade de participação no mercado. Roosevelt faz a roda econômica voltar a girar, promovendo emprego e dinheiro para o mercado.
o dia 28 de outubro de 1922 ocorria a "Marcha sobre Roma", uma grande manifestação fascista, com característica de golpe de estado de direita. O evento representou a ascensão ao poder do Partido Nacional Fascista (PNF) e o fim da democracia liberal. O primeiro ministro italiano pediu demissão e, sem oferecer resistência, o rei Vitor Manuel III convidou Mussolini para formar um novo governo. Três dias depois da marcha, Mussolini começou a compor seu ministério, com poderes absolutos. A ditadura fascista eliminava os opositores e pregava que as ações do governo visavam a melhoria de vida de todas as classes sociais. Mussolini governou a Itália até 1943 e morreu fuzilado, em 28 de abril de 1945, por guerrilheiros da Resistência Italiana.

  Nazismo, ou Nacional Socialismo, foi a ideologia criada e defendida pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP). O Partido Nazista foi fundado em 1920 por Anton Drexler. Adolf Hitler assumiu a liderança do partido em 1921, mantendo-se no posto até sua morte, ao final da Segunda Guerra Mundial.

O Partido Nazista defendia que a saída para aquela situação por que passava o país era um estado forte e culpava o governo pela derrota alemã. Foi criado um braço paramilitar da organização, a SA (abreviação de Sturmabteilung. Tropas de Assalto, em português), que ficou conhecida como “camisas marrons”, pois era o uniforme de seus membros. Em 1923, os nazistas de Munique, sul do país, tentaram dar um golpe de Estado, mas o movimento fracassou e seu líder, Hitler, foi preso. os princípios fundamentais do nazismo: anticomunismo, antiliberalismo, ultranacionalismo, militarismo, racismo e o ódio aos judeus (antissemitismo), a quem atribuía a culpa pela situação econômica do país.

Com a Crise de 1929, houve aumento do desemprego e alta da inflação, agravando o cenário econômico do país. O discurso do Partido Nazista agradou boa parte da população alemã, pois prometia, através de um Estado forte, retomar o crescimento do país.

Em 1935, foram instituídas as Leis de Nuremberg, que determinavam a segregação racial entre judeus e arianos - a “raça” pura que, para os nazistas, não poderia ser misturada com outras e deveria ser sanada de imperfeições. 



O Franquismo ou Regime Franquista (1939-1975) foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 1939 a 1976, aos moldes fascistas e liderado Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco (1892-1975).

Vale ressaltar, sobre este regime político, que ele nasceu de um golpe de Estado contra um governo democrático e republicano legalmente instituído. Em 2006, as Cortes Espanholas e o Parlamento Europeu proibiram qualquer manifestação pública do franquismo.

Características do Franquismo

A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência.


Perguntas interessantes