Biologia, perguntado por ellygatinha, 1 ano atrás

gente mim ajudem valem 2 pontos
VOLTANDO AO PASSADO

A peste negra teve início nas estepes da Mongólia,em 1346. A razão por que a doença emergiu naquele ano nunca foi devidamente entendida. A doença alastrou-se rapidamente pela Ásia,disseminada pelas pulgas escondidas em peles de animais levados por comerciantes do ramo,em cobertores e roupas de viajantes e na pele de roedores vivos,escondidos nas caravanas e nos barcos que atravessavam o continente. Na China morreram cerca de 60 milhões de pessoas,provavelmente por causa da peste e da epidemia de fome que se seguiu.
Finalmente a peste negra alcançou a Europa. Conforme a doença se espalhava,cada cidade procurava se antecipar à sua chegada barrando a entrada de viajantes,construindo pontes para separar as pessoas ricas dos camponeses menos afortunados,procedendo a grandes expurgos e verdadeiros massacres de dezenas de milhares de judeus e pretensos adoradores do diabo. Só na cidade de Estrasburgo,16 mil judeus lá residentes foram selvagemente assassinados sob a alegação de serem culpados pela propagação da peste negra.
Aqueles que não tinham bodes expiatórios para responsabilizar pela doença atribuíam a peste à sua falta de fé. A Irmandade dos Flagelados era constituída por cristãos que,diariamente,se açoitavam,chegando a se ferir quase até a morte para purgar seus pecados,que,segundo eles,eram responsáveis pela doença.
As aterrorizadas populações europeias fizeram de tudo,menos aquilo que as teria poupado:livrar suas cidades de roedores e pulgas.As cidades foram vítimas do flagelo não apenas por causa da infestação de ratos,mas também em conseqüência da densidade demográfica e das precárias condições de higiene.O banho era considerado perigoso:poucos europeus se lavavam,fazendo de seus corpos terreno fértil para a infestação de pulgas e piolhos.
Cada cidade ficava à mercê da doença por quatro ou cinco meses,até os ratos e os seres humanos suscetíveis morrerem. Os sobreviventes enfrentavam fome e colapso econômico,provocados pela acentuada redução da força de trabalho. As taxas de mortalidade diárias eram espantosas: 400 em Avignon,800 em Paris,500 em Pisa,600 em Viena. Londres,com uma população pré-peste de 60 mil habitantes,perdeu 35 mil. Os historiadores acreditam que,no mínimo,um terço da população humana total da Europa morreu de peste entre 1346 e 1350.

Pense e responda :

Imaginando que você pudesse voltar no tempo e chegasse a uma cidade europeia da Idade Média,antes de ela ser atingida pela peste,responda:

a) Que medidas profiláticas você adotaria para evitar a propagação da doença?
b) Cite três maneiras de se combater a doença atualmente,não disponíveis para os seres humanos da Idade Média.

Soluções para a tarefa

Respondido por TheJotaJay
62

A) R= Elimine potenciais focos de ratos e pulgas, tais como pilhas de entulho, lenha e lixo. Não deixe alimentos para animais de estimação em áreas que os roedores podem facilmente acessarMantenha seus animais de estimação livre de pulgas. Pergunte ao seu veterinário quais produtos irão funcionar melhore Use repelente de insetos.

B) R= vacina, comprimidos e tratamentos usando máquinas.



Perguntas interessantes