gente mim ajudar com essas questoes da foto E responde rápido, Por favor :)
Soluções para a tarefa
1) Os ideais iluministas, a opressão estabelecida pelas coroas europeias, o poder absolutista e o surgimento de cidadãos nacionalistas são os quatro fatores que influenciaram na independência das colônias espanholas na América.
2) portugueses e espanhois.
3) A independência política não significou a diminuição das desigualdades e injustiças sociais nas ex-colônias espanholas. A pobreza e miséria continuaram como realidade para grande parte da população; - Instalação do sistema republicano em que, através das eleições, as elites se perpetuavam no poder
4) Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.
Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
5)
6) O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
7) Assim que o Império Napoleônico ruiu, os reinos reuniram-se no Congresso de Viena para reorganizar o mapa político da Europa. Surgiu a Santa Aliança, tratado que tinha por objetivo conter a difusão do ideário revolucionário francês, semeado por Napoleão Bonaparte.
8)A medida era afirmada como necessária para se evitar outro aventureiro, como era considerado Napoleão Bonaparte. A ideia era de que não houvesse nenhum país com um território muito maior que outro. Assim, se surgisse algum “novo” Napoleão, este teria dificuldade de vencer o vizinho. Com isso, imaginava-se preservar a paz no continente.
legitimidade afirmava que os governantes destituídos pelas guerras napoleônicas deveriam ser restaurados em seu poder. Caso tivessem morrido ou estivessem impossibilitados de governar, teriam seu direito passado para algum membro da família real.
equilíbrio europeu dizia respeito a uma concepção de poder tradicionalmente vinculada à nobreza: o controle territorial. Assumindo a importância do domínio territorial para o exercício do poder, o Congresso estabeleceu o reordenamento dos territórios europeus para que cada país tivesse poder equivalente.