GENTE ME AJUDEMMMMMM POR FAVOR É PRA HOJE AINDA
Soluções para a tarefa
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.
Uma característica importante dos textos jornalísticos é sua efemeridade, visto que favorecem o conhecimento de informações atuais com o propósito de difundir o que acontece de novo.
Estrutura do Texto Jornalístico
jornais
A composição de um texto jornalístico é dividida em:
Pauta: escolha do tema ou assunto.
Apuração: recolha das informações, dados e verificação da veracidade dos fatos.
Redação: transformação das informações num texto.
Edição: correção e revisão dos textos.
A Linguagem Jornalística
A linguagem jornalística é em prosa e deve ser clara, simples, imparcial e objetiva de modo a expor para o emissor as informações mais relevantes sobre o tema.
O jornalista possui a função de “traduzir” e transmitir as informações para o público em geral, utilizando um método de desenvolvimento textual baseado no critério básico ao responder às perguntas:
“O quê?” (acontecimento, evento, fato ocorrido);
“Quem?” (qual ou quais personagens estão envolvidos no acontecimento);
“Quando?” (horário em que ocorreu o fato);
“Onde?” (local que aconteceu o episódio);
“Como?” (modo que ocorreu o evento);
“Por quê?” (qual a causa do evento).
No tocante à sua estrutura gramatical, normalmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, as quais favorecem a objetividade do texto.
Além disso, trabalham com o recurso das repetições que auxiliam na memorização e assimilação das informações. O mais comum é o uso da ordem direta nas construções frasais, ou seja: sujeito + verbo + complementos e adjuntos adverbiais.
Esses textos possuem uma linguagem denotativa, ou seja, isenta de ambiguidades e que possui um único sentido,
Aqui, vale lembrar que o jornal é um veículo portador de diferentes gêneros textuais. Portanto, eles podem apresentar uma linguagem conotativa (figurada), na medida em que desenvolve os diversos tipos de textos: