Filosofia, perguntado por iLusimara, 9 meses atrás

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Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente. CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em *

a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
Leia o texto a seguir sobre a temática da lógica:O filósofo Francis Bacon, profeta da revolução tecnológica moderna, escreveu o Novum Organun, sua obra mais conhecida, com a qual pretendia se opor ao Órganon, a lógica de Aristóteles. (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia, São Paulo: Moderna, 1993, p. 85.) Adaptado. Ao longo dos séculos, os princípios da lógica de Aristóteles não sofreram mudança essencial. As críticas à lógica tradicional prendem-se ao caráter formal e às demonstrações silogísticas. No âmbito da história da lógica, as ideias de Francis Bacon estão focadas *

a) nas formas de dedução.
b) na lógica dialética.
c) nos princípios de identidade.
d) nas formas de indução.
e) nos princípios analíticos.
Leia o texto a seguir. Resta-nos um único e simples método, para alcançar os nossos intentos: levar os homens aos próprios fatos particulares e às suas séries e ordens, a fim de que eles, por si mesmos, se sintam obrigados a renunciar às suas noções e comecem a habituar-se ao trato direto das coisas.(BACON, F. Novum Organum Trad. José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 26.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o problema do método de investigação da natureza em Bacon, assinale a alternativa correta. *
1 ponto
a) O preceito metodológico do “trato direto das coisas” supõe que cada um já possui em si as condições para realizar a investigação da natureza.
b) A investigação da natureza consiste em aplicar um conjunto de pressupostos metafísicos, cuja função é orientar a investigação
c) As “séries e ordens” referentes aos fatos particulares resultam da aplicação dos pressupostos do método de investigação.
d) A renúncia às noções que cada um possui é o princí- pio do método de investigação, que levará a ida aos fatos particulares.
e) O método de interpretação da natureza propõe uma nova atitude com relação às coisas e uma nova compreensão dos poderes do intelecto.
A atividade estritamente racional de cada homem, visando a explicação mais radical de tudo quanto existe, ou pode existir, deve definir-se como sendo: *
1 ponto
a) o único caminho para a felicidade.
b) o único caminho para atingir a ciência.
c) o único meio de elucidação dos mitos.
d) o único caminho para desvendar mistérios.
e) o único e verdadeiro ato de filosofar.
Para Francis Bacon, os ídolos da tribo, que “têm sua origem na uniformidade da substância espiritual do homem, ou nos seus preconceitos, ou bem nas suas limitações, ou na sua contínua instabilidade; ou ainda na interferência dos sentimentos ou na incompetência dos sentidos ou no modo de receber impressões” (Novum Organum, aforismo LII), são um dentre os quatro tipos de obstáculos que dificultam o acesso à verdade. Sobre os ídolos da tribo, na concepção de Bacon, é CORRETO afirmar que *

a) são invariavelmente inerentes à natureza humana.
b) são oriundos dos preconceitos adquiridos na formação de cada ser humano.
c) sempre estão ligados ao fanatismo religioso.
d) são minorados em comunidades onde impera o pluralismo religioso.
e) inexistem em regimes democráticos estáveis.

Soluções para a tarefa

Respondido por Alohafa
0

Resposta:

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:)

Respondido por gbravom2013
2

Resposta:

b) A investigação da natureza consiste em aplicar um conjunto de pressupostos metafísicos, cuja função é orientar a investigação.

Explicação:

Eu acho

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