Português, perguntado por allinef970, 7 meses atrás

GENTE ME AJUDEM POR FAVOR VALENDO 30 PONTOS O tráfico de pessoas ainda é realidade. O número de imigrantes que tentam entrar na Europa fugindo dos conflitos da África e do Oriente Médio é cada vez mais expressivo. Eles atravessam o mar Mediterrâneo em condições precárias e poucos sobrevivem à viagem. Observe a instalação criada pelo artista Vik Muniz para denunciar a situação. Criada para a 56a Bienal de Arte de Veneza, a instalação Lampedusa imita um barquinho de papel e leva o nome da ilha italiana em que uma embarcação naufragou em 2013, matando 360 imigrantes líbios. Do tamanho dos vaporettos venezianos, a obra foi recoberta com a reprodução de um jornal italiano que noticiou o fato. a) Que metáfora o artista criou com essa instalação? b) O que pode representar o uso da reprodução do jornal para recobrir o barco? c) O barco é um meio de transporte que pode levar as pessoas de um lugar para outro, muitas vezes ao encontro de novas oportunidades. No caso dos imigrantes que tentam entrar na Europa, é isso que tem acontecido? Explique sua resposta. d) É possível comparar as embarcações denunciadas por Vik Muniz aos antigos navios negreiros?

Soluções para a tarefa

Respondido por kelsangelyribeiro
25

Resposta:

6. a) A imitação do barquinho de papel e os materiais empregados na construção da instalação remetem à fragilidade, o que pode ser uma metáfora da precariedade das embarcações utilizadas pelos imigrantes, que não são adequadas para o tipo de travessia e nem comportam o número de viajantes.

b) O que pode representar o uso da reprodução do jornal para recobrir o barco?

6. b) A necessidade de repercutir o fato noticiado pelo jornal reproduzido e de denunciar a situação desumana dos refugiados, mantendo o tema em discussão.

c) O barco é um meio de transporte que pode levar as pessoas de um lugar para outro, muitas vezes ao encontro de novas oportunidades. No caso dos imigrantes que tentam entrar na Europa, é isso que tem acontecido? Explique sua resposta.

Não. Os imigrantes que sobrevivem à travessia geralmente vivem situação vivida pelos marginalizados na Europa, em condições desumanas.

d) É possível comparar as embarcações denunciadas por Vik Muniz aos antigos navios negreiros?

6. d) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim e que estabeleçam relação entre a condição atual dos imigrantes e a negros escravizados no passado.

Respondido por heloisagoncalves745
1

a) A instalação Lampedusa, de Vik Muniz, revela uma metáfora que associa a fragilidade do barquinho de papel à precariedade vista nos botes e demais embarcações que os refugiados africanos e do Oriente Médio utilizam para atravessar os mares.

b) O jornal utilizado na confecção da obra do artista brasileiro evidencia as matérias noticiadas à época dos naufrágios dos imigrantes, desse modo, além de chamar atenção para a fragilidade da arte, Vik Muniz oferece também uma denúncia baseada nas matérias veiculadas.

c) Não, os imigrantes que tentam entrar na Europa por meio das embarcações precárias geralmente não encontram tantas oportunidades de mudança de vida, haja vista que os que conseguem chegar ao destino podem ser apreendidos ou mesmo extraditados para o seu local original.

d) Sim, o barquinho de papel de Vik Muniz é muito similar aos antigos navios negreiros, isso porque as viagens empreendidas por ambas as embarcações eram perigosas, fazendo com que poucas pessoas sobrevivessem.

Obra Lampedusa de Vik Muniz

A obra de Vik Muniz que remete à fragilidade do papel e relembra a memória dos refugiados que constantemente fogem pelo mar em busca de transformação, foi na verdade confeccionada em madeira por moradores venezianos sensibilizados pela questão dos refugiados.

Mais sobre as obras de Vik Muniz: brainly.com.br/tarefa/45661361

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes