Gente me ajudem por favor
Escrevam um texto sobre Maria Quitéria
Obrigada:)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma soldada brasileira que combateu na Bahia pela independência.
Foi a primeira mulher a entrar numa unidade militar no Brasil.
Quem foi Maria Quitéria?
Maria Quitéria nasceu na cidade de Feira de Santana, na Bahia, em 1792. Vivia com seus pais, mas sua mãe faleceu quando ela tinha dez anos.
Quando Dom Pedro proclamou a independência no Brasil, as tropas portuguesas que estavam na Bahia se recusam a reconhecê-lo como Imperador. Neste contexto, se apelou à população masculina para que se alistasse e combatesse.
Assim, pediram ao pai de Maria Quitéria que mandasse alguém de sua família para a guerra, mas ele não tinha nenhum filho na idade requerida. Foi quando Maria Quitéria se ofereceu para acompanhar o batalhão.
Como era de se esperar, o pai não permitiu. Desta maneira, Quitéria foi para casa da irmã, se vestiu com as roupas do cunhado, cortou os cabelos e se alistou no Batalhão dos Caçadores Voluntários do Príncipe Dom Pedro.
A partir de então, Maria Quitéria passou a ser o "soldado Medeiros".
Participação em Batalhas
No entanto, seu disfarce foi descoberto. Ao contrário do que se poderia esperar, Quitéria não foi expulsa do batalhão. Apenas acrescentou um saiote ao seu uniforme e continuou a lutar.
Dessa forma, Maria Quitéria participou lado a lado com os homens em várias batalhas, dentre as quais se destacam a da Ilha de Maré, Conceição, Itapuã e Pituba. Nesta última, atacou uma trincheira inimiga e prendeu dois soldados portugueses.
Ao finalizar a guerra, Maria Quitéria foi condecorada pelo Imperador Dom Pedro I com a Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul, em 1823. Nesta ocasião, solicitou ao soberano que escrevesse uma carta pedindo ao pai que a perdoasse.
Deixou o Exército e foi reformada com o posto de Alfares (segundo tenente). Maria Quitéria se casou, teve uma filha e faleceu em 1853, nos arredores de Salvador, na Bahia.
O Exército brasileiro a homenageia como patrono do Quadro Complementar de Oficiais.
Fim da carreira militar
Após o fim das guerras pela Independência, Maria Quitéria decidiu retornar à região onde morava. Dom Pedro I escreveu uma carta ao pai dela reconhecendo sua importância para o Brasil e pedindo que ela fosse perdoada por fugir de casa.
Posteriormente, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito. Ela teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Ao ficar viúva, Quitéria mudou-se para Feira de Santana para tentar receber parte da herança deixada por seu pai, em 1834, mas desistiu e foi para Salvador.
Foi em Salvador que Maria Quitéria faleceu, em 21 de agosto de 1853, no anonimato. Ela foi sepultada na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento no bairro de Nazaré, na capital baiana.
Homenagens
Maria Quitéria tornou-se símbolo da emancipação feminina e exemplo para mulheres de todo o país.
A heroína da Independência foi condecorada patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Em 1953, no aniversário de 100 anos de sua morte, o governo brasileiro decretou que seu retrato estivesse presente em todos as repartições e unidades do Exército.
Explicação:
coloca como melhore resposta pfv