GENTE ME AJUDEM PFVVVV!!!
1 - Qual a data de vida e morte, país de origem e principais livros escritos por Rousseau?
2 - Como Rousseau descreve o “estado de natureza”?
3 - Quais são as causas do contrato social segundo Rousseau?
4 - Como se configura o “Estado social” de Rousseau, isto é, qual tipo de Estado ele defende e quem é o soberano?
Soluções para a tarefa
Questão 1
Explicação:
Jean-Jacques Rousseau, nasceu em 28 de Junho de 1712 em Genebra, Suíça, e faleceu em 2 de Julho de 1778 em Ermenonville, França.
Questão 2
Para Rousseau, o ser humano é naturalmente bom. Em estado de natureza, viveria uma vida isolada dos demais, plenamente livre e feliz. O indivíduo seria o "bom selvagem" inocente e incapaz de praticar o mal, como os outros animais. Entretanto, esse estado termina quando por algum motivo particular, um indivíduo cerca um pedaço de terra e o classifica como seu. O surgimento da propriedade privada é o motor gerador de desigualdades e violência.
Questão 3
Para preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a sua segurança e o bem-estar da vida em sociedade, de acordo com Rousseau, isso só seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade e a soberania política da vontade coletiva. Rosseau percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos.
Questão 4
Para Rousseau, o Estado poderia subjugar a vontade geral, tendo a sua importância, mas não seria soberano por si só e suas ações deveriam ser dadas em nome da soberania do povo. Assim, soberano seria o povo e não o Estado.
Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens /
Do Contrato Social / Emílio, ou da Educação
/
Os Devaneios de um Caminhante Solitário /
Confissões