gente me ajudem pfv!!!
É pra amanhã
Soluções para a tarefa
Olá.
O a é o número que acompanha o x ao quadrado; o b é o número que acompanha o x e o c é o termo independente.
Equacão do segundo grau na forma reduzida: ax^2 + bx + c = 0.
Sendo assim:
No b, como o c é igual a 0, não vai alterar o resultado, pois uma soma de um 0 com um número, dá esse número, então podemos ocultar o c. a é -1, ocultei ele deixando apenas o sinal negativo no x ao quadrado, pois a multiplicação de -1 com algum número, vai dar o valor oposto do número inicial.
No c) deixei apenas o x^2 pois o a é 1 e podemos ocultar ele, já q sua multiplicação com algum número, não altera o resultado.
No e) excluímos o b pq ele é zero e a soma dele com algum número não altera em nada.
Uma equação do segundo grau é completa quando seus coeficientes (a, b e c) são diferentes de zero.
2) a) a = 2; b = -6; c = -8. Completa.
b) a = -1; b = 3; c = 0. Incompleta.
c) a = 1/3; b = 0,3; c = - 10. Completa.
d) a = 4; b = 0; c = -16. Incompleta.
3) a) Vamos juntar os termos semelhantes para que um dos lados fique o 0.
a = 5; b = 3; c = 5.
a = 1; b = 4; c= -6.
c) x^2 - 3x - 10 = 0.
a = 1; b= -3; c = -10.
a = 3; b = -23; c = 0.
4) Encontrar as raízes da equação significa encontrar o valor de x. Em todas vou juntar os termos semelhantes. Você pode resolver por pela fórmula de bháskara, fatoração ou isolando o x (se der). Com o bháskara vc pode resolver qualquer equação. Com a fatoração ou isolando, vc resolve algumas.
Eu isolei o o x ao quadrado e agora vou passar a raiz quadrada para o outro lado. Lembre-se de passar uma raiz positiva e outra negativa.
Raiz quadrada de 16 = 4.
Portanto: x = +/- 4.
x = +/- 8.
x = +/- 27.
x = +/- 14.
Na c e na d eu fiz a distributiva: (x+2)*(x -4) e x*(2x-8).
Aqui na e) eu fiz por fatoração (fator comum). Na multiplicação de dois fatores que dá 0, pelo menos um deles tem de ser 0. Portanto, há duas possibilidades e fiz as duas.
Aqui na f) fiz uma fatoração (por fator comum). Na multiplicação de dois fatores que dá 0, pelo menos um deles tem de ser 0. Portanto, há duas possibilidades e fiz as duas.
Aquu na g fiz uma fatoração (por fator comum). Na multiplicação de dois fatores que dá 0, pelo menos um deles tem de ser 0. Portanto, há duas possibilidades e fiz as duas.
Juntei os termos semelhantes, fiz uma fatoração (por fator comum). Na multiplicação de dois fatores que dá 0, pelo menos um deles tem de ser 0. Portanto, há duas possibilidades e fiz as duas.
Espero ter ajudado.