Gente me ajudem pfv: 5.b) A democracia ateniense foi responsável pela transformação de Atenas e influenciou outras cidades-Estado gregas, contribuindo para a inclusão de mais pessoas nas decisões políticas do Estado, porém alguns grupos mantiveram-se distantes das decisões políticas. São características da Democracia Ateniense Antiga: a) Imperialismo, escravismo e participação dos escravos nas eleições b) Voto dos cidadãos e escravismo c) Trabalho livre, não exploração de colônias e democracia direta d) Voto dos estrangeiros, não exploração de colônias e escravismo. RESPOSTA: ________
Soluções para a tarefa
Resposta:
A RESPOSTA É A A)
Explicação:
Eram alguns dos principais aspectos da democracia ateniense o seu aspecto socialmente limitado, só ter surgido em algumas cidades-estado e por ser responsável por um desenvolvimento cultural razoável entre os gregos.
Era socialmente limitada na medida que a maioria das pessoas na Grécia Antiga não tinha o direito ao voto: ele era limitado aos homens livres, maiores de idade, dotados de posses e filhos de mães nascidas na pólis.
Não foi comum na Grécia inteira, e sim somente em Atenas e nas cidades sob a sua influência, colaborando, contudo, para o desenvolvimento desta região.
Características da Democracia Ateniense:> o poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos; > igualdade de direitos de todos os cidadãos; > Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, de forma que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os podessem exercer; > qualquer cidadão podia ser eleito ou sorteado para os cargos públicos, para mandatos anuais; > a Democracia Ateniense era uma Democracia Directa, isto é,todos os cidadãos participavam na Eclésia (Assembleia dos Cidadãos) e todos podiam ser eleitos ou sorteados para as outras instituições.
Os limites da democracia ateniense eram a estrutura escravocrata daquela sociedade e a sua cultura patriarcal.
O aspecto escravocrata impedia que os escravos tivessem direitos políticos, sendo totalmente excluídos do direito ao voto e das deliberações públicas - embora tivessem direitos que deveriam ser respeitados por seus senhores.
Já o aspecto patriarcal excluía as mulheres da política: mesmo que fossem livres e ricas, não poderiam votar, ocupar cargos públicos ou se expressar livremente na praça pública, de modo que apenas homens poderiam participar da democracia ateniense.
Além disto, a depender do período, havia critérios proibitivos de renda para votar - a esmagadora maioria dos pobres não votava - ou ocupar cargos.