Português, perguntado por adrielealmeida11, 1 ano atrás

gente me ajudem a corrigir esta redação,avaliem como especialistas nota de 0 a 10
tema : o cultivo do estupro no Brasil


Na sociedade contemporânea, o estrupo permeia a vários anos, pois muitas mulheres sofrem caladas aceitam comentários machistas e agressões de seus maridos.Por essa razão muitas mulheres morrem,mas existe uma lei para combater a isso.
Um dos fatores que contribuem para o cultivo do estrupo,advém da cultura brasileira ,onde desde pequenos(as) meninos brincam de carrinho,e meninas de donas de casa,sendo assim crescem homens hipócritas e machistas achando que o dever deles é mandar nas suas esposas.
Por outro lado, mesmo que as mulheres sofram qualquer tipo de agressão verbal ou física, elas devem recorrer a uma lei chamada Maria da Penha, aplicada desde 2006,essa lei recebeu este nome após Maria da Penha Maia Fernandes,sofrer agressões do seu marido durante 23 anos.
Portanto,o estrupo deve ser combatido para que as nossas futuras gerações não sofram com este problema.Dessa forma, é preciso que as mulheres não se calem e não fiquem com medo de acabar com os "monstros" que aterrorizam a população feminina.

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
1
Como eu já estou em contagem regressiva para o Enem, eu vou te fazer um favor: nota zero. Fuga ao tema anula a redação.

Mas, apesar da anulação, vou analisar o texto.

Acredito que o tema seja "cultura do estupro". Você conseguiu errar a ortografia das palavras do tema, o que basta pra arrasar a sua nota de domínio da norma padrão.

Seu texto falou sobre machismo e violência doméstica. A sustentação foi pobre: você não provou a relação entre as brincadeiras infantis e a violência de gênero. E em nenhum momento falou sobre estupro.



Sugestões de estratégia de estudo, pontos que você deve atacar:

Conteúdo: não tem outro jeito: leia. Vá atrás de textos sobre o assunto.

Vocabulário: a frase "o estrupo permeia a vários anos" não faz sentido. Cuidado com palavras "bonitas". Uma palavra empregada fora de seu sentido é pior do que palavra com ortografia errada.

Gramática: "coma" a gramática. Em concursos para escolas de ensino médio, enem e vestibular, o domínio da norma padrão é a competência em que os candidatos tiram a maior nota. Então aqui não tem saída, o sarrafo é muito alto. Você tem que escrever certo. Um tropeço aqui te tira a vaga porque a concorrência escreve certo.

Desculpe a dureza e não me leve a mal. Nem se apavore: escrever bem é um processo. Texto após texto você vai progredindo.
Respondido por danny0
0
Note que não sou especialista na area, mas vou ajudar com o que é notório.
Erros notórios de gramática:
estrupo-estupro

Concordância:
"pequenos" não há necessidade de colocar o "(as)"
No primeiro parágrafo diz que há
No segundo parágrafo: razões muito razas para considerar que irão crescer homens hipócritas e machistas. Precisa de mais provas.
No terceiro parágrafo há uma pequena fulga, pois fala da agressão contra a mulher e não de fato quanto ao estupro (já que o tema é sobre o estupro)

De pontuação:
Praticamente todas as pontuações não estão com um espaço para a próxima palavra, que é um erro.

Na proposta de intervenção não tem meios de combate ao estupro e nem os agentes que combaterão ele. Deixou parecer que a culpa de a mulher ser estuprada é completamente dela, por ela não denúnciar.
E o tema não é restrito às mulheres, há também a questão do estupro de vulnerável e também estupros masculinos, que ainda que não seja comum ele existe, portanto acho que deveria ser mais imparcial ao falar sobre qual sexo/gênero está sendo abusado.

Bem, isso foi o que pude perceber de mais claro, já que não sou um corretor mas sou vestibulando pelo Enem (não usei os completamente os critérios de correção do Enem, já que não sei se essa redação é desse viés, só avaliei como uma dissertação argumentativa).
Nota 5 para uma dissertação argumentativa normal, talvez 3 ou 4 no estilo Enem, pois não houve de fato a fuga ao tema, e sim um tangenciamento.
Perguntas interessantes