Biologia, perguntado por hjjfjglkjç, 1 ano atrás

GENTE ME AJUDEM. 40 PTS...SÓ TENHO HOJEEE
Um macho da mosca drosófila de assa longa,ao ser cruzado com uma fêmea de asa também longa, produziu apenas descendentes de asas longas.o mesmo macho, ao
ser cruzado com outra fêmea de asa longa,produziu 75% de descendentes de asas longas e 25% de asas curtas. Quais são os prováveis genótipos do macho e das duas fêmeas?

Se o mesmo macho de drosófila da questão anterior fosse submetido ao cruzamento- teste (isto é, fosse cruzado com uma fêmea homozigótica recessiva), qual seria o resultado esperado?
NÃO PRECISAM RESPONDER A PRIMEIRA...SÓ SE QUISEREM.


diannacastro22: Quero esclarecimento apenas da segunda questão

Soluções para a tarefa

Respondido por Alessandro176
59
O macho é Aa 
A primeira fêmea é AA e a segunda é Aa 

Como resolver: lembre-se sempre desta regra "pais iguais que geram filhos diferentes sempre possuem genótipos heterozigotos" 
A unica forma de um macho de asa longa e uma fêmea de asa longa (segundo cruzamento) gerarem uma prole composta por indivíduos de asa longa e indivíduos de asa curta (diferente dos pais) é se os pais forem Aa, heterozigotos. Desta forma, o cruzamento entre Aa e Aa gera proles com genótipos AA, Aa, Aa e aa. Ou seja, 75% com asa longa e 25% com asa vestigial. 
Sabendo que a fêmea do primeiro cruzamento tem asa longa, seu genótipo apenas pode ser AA ou Aa. Se ela fosse Aa e o macho é Aa o resultado do primeiro cruzamento seria igual ao do segundo, mas como não é, podemos deduzir que a primeira fêmea tem genótipo AA.
Para conferir: Aa do macho X AA da fêmea 
prole - AA, AA, Aa, Aa --> todos tem asas longas
Respondido por cailanesilva02
34
a primeira femea AA e a segunda Aa  como resolver lembre sempre dessa regra : pais iguais que geram filhos diferentes  sempre possuem genotipos    a unica forma de um macho de asa londa e uma femea de asa longa ( segundo cruzamento) gerarem uma prole
Perguntas interessantes