História, perguntado por dridrifofa, 4 meses atrás

gente me ajudaaaa

O Rio Grande do Sul, cujo produto mais importante da época, o charque, visava abastecer os mercados do centro do Império, possuía determinada dependência dos valores pelos quais os comerciantes do centro pagariam para receber este produto. Assim, viram suas aspirações malogradas pela política econômica imperial, que protegia e dava aval para entrada do produto vindo das antigas colônias espanholas do Rio da Prata, que já possuía proteção dentro de seus países por ser o principal produto nacional, e não secundário, como no caso brasileiro. (...) .'' ( Schmitt, Ânderson M. 2018). Qual motivo levou a eclosão da Guerra dos Farrapos ou Farroupilha (1835-1845)? *
A) Os altos impostos cobrados pela Coroa, que contribuiram para diminuição da capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
B) Os intensos movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação política das elites locais e dos comerciantes de gado.
C) A extrema miséria em que se encontravam os peões nas estâncias do sul do Brasil, impossibilitados de consumir a charque, produto típico da região.
D) O regime de propriedade das terras gaúchas, que permitiu a concentração de latifundiários uma maior posse de terras.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A, já que a causa mais direta para a Farroupilha foi a política de impostos do Império do Brasil de então, que beneficiava os produtores uruguaios de charque (uma forma de aproximar politicamente os nossos dois países) e indiretamente prejudicava os produtores gaúchos.

Uma causa mais profunda e mais geral da Revolução Farroupilha era a insatisfação política completa dos habitantes da região, então bem pouco aproveitada pelo Império do Brasil, bastante abandonada pelo poder público, com o governo central, assim como um sentimento separatista forte, de um povo que não se via como sendo da mesma cultura.

Perguntas interessantes