GENTE ME AJUDAAA POR FAVORRR É IMPORTANTE
O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (média de nenhum habitante por quilômetro quadrado). Aliás, essa irregularidade na distribuição das populações pode ser notada em vários continentes.
Em geral, as populações concentram-se na faixa litorânea, já as localidades no interior são pouco povoadas. Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos. Os litorais são utilizados para as trocas comerciais, o que estimula a economia, e historicamente foram as “portas” de entrada dos imigrantes que chegavam por via marítima.
Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais.
Os espaços urbanos, principalmente os municípios inseridos em regiões metropolitanas, tendem a concentrar um número elevado de habitantes, como Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória aqui no Espírito Santo.
Os fatores que influenciam na distribuição da população são: Os Fatores naturais: relevo, hidrografia, temperatura, precipitação pluviométrica(chuva), temperatura. Fatores sociais: busca por empregos, melhor condição de vida, diferenças sociais. Algumas regiões ou estados, o Sudeste do Brasil, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o território, fato contrário à densidade demográfica do Norte e Centro-Oeste, que são, respectivamente, 4,1 hab/km2 e 8,7 hab/km2,correspondendo a 64% do território total.
Os brasileiros atualmente exercem um grande fluxo migratório, internacional e nacionalmente, nesse processo é importante salientar a diferença entre emigração (saída voluntária do país de origem) e imigração (o ato de estabelecer-se em país estrangeiro).
Acerca das migrações externas o significado está no fluxo de pessoas que saem do seu país para viver, ou mesmo visitar, outro país, geralmente países desenvolvidos; já as migrações internas caracterizam-se pelo deslocamento populacional que se realiza dentro de um mesmo país, seja entre regiões, estado ou municípios. No Brasil cerca de 40% dos habitantes residem fora dos municípios que nasceram.
Os principais fluxos migratórios no Brasil estão voltados para os nordestinos que saem em direção ao Sudeste e Centro-Oeste, isso muita vezes é provocado devido às questões de seca, falta de emprego, baixo índice de industrialização em relação às outras regiões, dentre outros fatores.
Outro fluxo bastante difundido é em relação aos migrantes do Sul que saem em direção às regiões do Centro-Oeste e Norte.
A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
Entre as grandes regiões do país, 76% da população residente da Região Sul são formados por pessoas de cor branca, enquanto nas regiões Norte e Nordeste a maioria dos moradores se disse parda, com 69,3% e 61,9%, respectivamente. ... Já Região Centro-Oeste há predominância de pessoas de cor parda (51,17% da população).
Após ler o texto acima, responda as questões a seguir:
a) Como está distribuída a população sobre o território brasileiro?
b) Onde se encontra a maior parte da população brasileira?
c) Quais são os fatores que interferem na distribuição da população?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A distribuição é muito ''desigual' 'pois no século 19 (XIX) a produção cafeeira trouxe muitas pessoas para a região sudeste do país, desenvolvendo muito essa região. Até hoje ela é a região mais populosa do Brasil. Já o norte e nordeste do Brasil são mais ''vazios' 'pouca população e pouco desenvolvimento.
B) A maior parte da população brasileira encontra-se concentrada no Sudeste do país ou no litoral. Isso se deve aos acontecimentos históricos que levaram tais regiões a serem mais ricas e, consequentemente, mais desenvolvidas no decorrer da história nacional.
C) Proximidade de mananciais ou outras fontes de água, com terras férteis para o desenvolvimento agrícola, relevo adequado para o desenvolvimento humano, variações climáticas (quanto mais quente ou mais frio, menor a densidade populacional; quanto mais ameno, maior a densidade demográfica), desenvolvimento econômico (indústrias), valor da compra e venda de propriedades.
Explicação: