GENTE ME AJUDA to atrasada nessas atividades de geografia e da semana passada me ajuda por favor pelo amor de deus me ajuda
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)-A=R:1 amarelo : NORTE
2 ROSA :NORDESTE
3 VERDE :CENTRO-ESTE
4 LARANJA:SUDESTE
5 ROXO :SUL.
b)R:O IBGE, agrupam em uma mesma região estados que possuem semelhanças na economia, aspectos sociais, cultura, enfim variados quesitos, para facilitar a elaboração de política públicas no território nacional.(A divisão regional constitui uma tarefa de caráter científico e, desse modo, está sujeita às mudanças ocorridas no campo teórico-metodológico da Geografia, que afetam o próprio conceito de região. Assim, as revisões periódicas dos diversos modelos de divisão regional adotados pelo IBGE foram estabelecidas com base em diferentes abordagens conceituais, visando traduzir, ainda que de maneira sintética, a diversidade natural, cultural, econômica, social e política coexistente no Território Nacional.)
C)R: o norte do país é composto pelos estados do Acre (Rio Braco), Amapá (Macapá), Amazonas (Manaus), Pará (Belém), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Tocantins (Palmas).
D)R:A região Norte faz fronteira com a Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.
2)R: com grandes interesses pelos minérios da Amazônia , as pessoas intensificavam a exploração dos minérios, sem se preocupar com as consequências , aumentando o desmatamento da floresta amazônica. Nos séculos XVI e XVII, a ocupação da Amazônia dava-se através de atividades tradicionais como caça, coleta e pesca, limitando-se a áreas de acesso mais fácil ao longo do leito do Rio Amazonas. Nesse tempo, a extração das chamadas “drogas do sertão” (especiarias) era a atividade mais importante. Essa característica só foi suplantada no século XIX com o desenvolvimento da exploração do látex das seringueiras para a produção da borracha. Para acelerar a ocupação e a exploração econômica da Amazônia, as instituições regionais criadas a partir do governo Getúlio Vargas foram modernizadas a partir de 1966, sob a chancela da “Operação Amazônia”. Empreendida pelo governo Castelo Branco, reorganizou a legislação básica e as normas institucionais para atrair os grandes capitais corporativos, colocando a região na mira dos investidores.
3)R:O presidente Médici estava disposto a combater a miséria no Nordeste e para isso teria que promover uma reforma agrária. Criou então um Plano de Integração Nacional, dando prioridade à construção da Transamazônica. A intenção era instalar meio milhão de colonos na Floresta Amazônica. O plano era assentar essa gente toda ao longo da rodovia, posto que viveriam em agrovilas construídas a cada 10Kms. Cada família receberia uma gleba de 100 hectares, além de um salário-mínimo por um tempo. Em contrapartida, teriam que transformar a floresta em terras agrícolas.
Ocorre que não se pensou na preservação ambiental, desconsiderando-se que a camada fértil do solo é estreita. Com a falta de nutrientes, o solo se esgotou com rapidez. Por outro lado, sem a cobertura da floresta, a erosão avançou e tornou a terra inútil. Some-se a isso a falta de pavimentação da estrada, que a tornava intransitável por metade do ano. Além do desmatamento , tem a questão do índio, do grande dinheiro gasto na obra e ela não foi como esperado .
Explicação: