Pedagogia, perguntado por sophiagatalara, 1 ano atrás

Gente me ajuda, quais são as principais leis do ECA? O que fala na lei?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosssanttana
3

Resposta:

dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar COM ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer,


jobatista20: Direito de ter escola e educação, frequentar as aulas, estudar, cuidar da escola e usufruir conhecimento.

Direito a saúde e prevenção; cuidar da saúde da criança e do adolescente.
Direito à Liberdade, respeito e dignidade respeitar as pessoas, agir com dignidade e ética, usufruir com responsabilidade e conquistar nossa liberdade
Respondido por clauhalvesca
2

Resposta:

A lei do ECA visa garantir aos menores os direitos fundamentais que são necessários para a qualidade de vida das crianças e adolescentes: vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção no trabalho. Enfim, tudo para que possam exercer a cidadania plena.

Explicação:

A Lei nº 8.069, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criada em 13 de julho de 1990. A norma que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente é bastante famosa no mundo inteiro, pela amplitude de seus preceitos e pela forma como protege nossas crianças.

A Constituição Federal estabeleceu a família, a sociedade e o Estado como responsáveis pela formação e estruturação dos indivíduos, conforme dispõe o artigo 227:

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

É o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos protegidos pela lei. A importância do ECA deriva exatamente disso: reafirmar a proteção de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.

Perguntas interessantes