GENTE ME AJUDA
Os estados brasileiros cujas capitais não estão classificadas como metrópole nacional,metrópole regional ou capital regional são :
OBS:PRECISO PRA AMANHÃ DE MANHÃ
Soluções para a tarefa
Metrópoles – são cidades com altas densidades demográficas e que concentram variados tipos de universidades, de estabelecimentos comerciais, alem de bancos, sedes de órgãos públicos, jornais e emissoras de televisão, entre outros.
Hierarquia Urbana
Metrópoles mundiais ou globais
Influenciam pessoas em todo o planeta, como as cidades de Paris, Nova York, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro. Geralmente são grandes centros econômicos e/ou turísticos.
Metrópoles nacionais
No Brasil, esse grupo é representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Exercem influência sobre todo território nacional, determinando importantes aspectos da vida cultural, cientifico, social e econômica do País.
Metrópoles estadual
Correspondem às cidades que exercem grandes influências sobre o território dos estados onde estão localizados e, muitas vezes, sobre extensas áreas de estados vizinhos. Ex: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre.
Metrópoles regionais
São cidades com mais de 1 milhão de habitantes que abrigam atividades econômicas diversificadas, mas possuem uma área influência menor que a das metrópoles nacionais. Ex: Belém, Vitória, Goiânia.
Capitais regionais
Correspondem às cidades de grande e médio porte que exercem influência sobre um vasto número de municípios à sua volta. Apesar do nome, podem não ser capitais de estado. Não serem consideradas metrópoles, mas possuem um número razoável de indústrias, de prestadores de serviços (hospitais, médicos, universidades, etc.). Ex: Campo Grande, Ribeirão Preto, Cuiabá.
Centros regionais
São cidades de porte médio que estão sob a influência de capitais regionais, mas que exercem influência sobre várias cidades menores em seu entorno.
Centros locais
Correspondem aos centros urbanos espalhados por todo o país, que exercem influência apenas sobre a área de seu município.
Rede Urbana
São as ligações que as cidades estabelecem entre si, formando naturalmente uma hierarquia, cuja importância é medida de acordo com a área de abrangência de cada uma, estabelecida pela prestação de serviços e pela concentração de atividades que a mesma possui.
Os agrupamentos Urbanos
Conurbação
Encontro físico sócio-econômico das cidades. Ex: ABCD Paulista.
Regiões Metropolitanas
Conjunto de municípios integrados entre si fisicamente e socioeconomicamente.
Megalópoles
Junção de Metrópoles.
entendeu?