Gente me ajuda nisso aqui? :(
Oque foi a regência una provisória?
Oque foi a regência trina provisória?
É pra hoje!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Período regencial é como ficou conhecido o período de 1831 a 1840 no Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e a Declaração da Maioridade, quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada.
Durante esta década sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una de Feijó e a Una de Araújo Lima.
Explicação:
Regência Trina Provisória (1831)
Primeiro governo que sucedeu a queda do imperador Dom Pedro I.
Inicialmente, o governo de Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, José Joaquim Carneiro de Campos e Francisco de Lima e Silva reintegraram o chamado ministério dos brasileiros e anistiou os presos políticos. A Câmara dos Deputados teve seus poderes ampliados, tendo o direito de interferir nas ações do governo regencial.
Atuando por breves dois meses, a Regência Trina Provisória deu condições para que um novo governo fosse escolhido. Em 17 de junho de 1831, a assembleia promoveu um processo de escolha da chamada Regência Trina Permanente, que governou entre os anos de 1831 e 1835.
A Regência Una de Feijó
Em 1835, ocorre a primeira eleição para escolha do regente único.
Esta Regência durou de 12 de outubro de 1835 a 19 de setembro de 1837.
Desde seus primeiros momentos no cargo, Feijó enfrenta dificuldades.
Com habilidade, entretanto, sua política cedeu em alguns pontos, como ter aceito propostas de descentralização; procurou contentar os clamores populares e das províncias, sem contudo fortalecer os aristocratas ou o parlamento; e, finalmente, agiu com rigor ao repelir os comerciantes e os grandes proprietários rurais.
Sua regência foi marcada pelo início de dois dos mais graves conflitos internos do Brasil: a Cabanagem, no Pará, e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, além de outras revoltas locais.
Feijó acabou por apresentar sua renúncia ao cargo.