História, perguntado por th1930, 10 meses atrás

gente me ajuda faser um texto de 10 linhas sobre "O facismo na Itália "​


ndahora: Já te mando!
th1930: ta muito obg mesmo

Soluções para a tarefa

Respondido por ndahora
1

Resposta:

O fascismo surgiu e desenvolveu-se na Europa entre as décadas de 1920 e 1940 como um sistema político, econômico e social. Ganhou força após a Primeira Guerra Mundial (1914-1919), principalmente em países em crise, como Alemanha e Itália.

O movimento foi fundado em 23 de março de 1919, na Itália, pelo líder e ditador Benito Mussolini, até hoje reconhecido como um dos maiores líderes fascistas da história. Dois anos após sua fundação, em 1921, os fascistas desenvolveram um programa que exigia a república, a separação da igreja e do Estado, um exército nacional, um imposto progressivo para heranças e o desenvolvimento de cooperativas.  

O Estado fascista de Mussolini foi estabelecido aproximadamente uma década antes da chegada de Adolf Hitler ao poder alemão. O fascismo italiano foi, aos olhos de diversos historiadores, o resultado de um sentimento geral de ansiedade e medo dentro da classe média italiana do pós-guerra, que surgiu no seguimento da convergência de pressões inter-relacionadas de ordem econômica, política e cultural.  

Já na questão econômica, por mais que existisse um liberalismo, as privatizações não vetaram a intervenção do Estado nas atividades das empresas e indústrias.

O fascismo italiano postergou de 1925 à 1943 e ao longo desse período, os opositores eram presos, expulsos do país, perseguidos das mais variadas formas e censurados. A queda de Mussolini ocorreu em 1943 quando foi preso. Já no ano de 1945, foi morto pela resistência italiana, juntamente com sua companheira.

Explicação:

Perguntas interessantes