História, perguntado por clarinhaslv99, 1 ano atrás

gente eu to estudando sobre a revolução francesa... só q estou com dúvida em uma partezinha.
Sobre a Assembleia Nacional.
me ajudem?

Soluções para a tarefa

Respondido por Andrezadantaslinda
1
A Assembleia nacional em 4 de agosto de 1789 aboliu a servidão, os dizimos e os privilégios do clero  e da nobreza, pondo um fim ao q restava do feudalismo na França. então ela teve uma parte de reconhecimento no processo de liberdade dos camponeses, trabalhadores  e a burguesia, dos 2 estados clero e nobreza.
AGRADECE AÍÍÍÍÍÍI
ESPERO TER AJUDADO
Respondido por falarodrigo
0
Prezada,

A Revolução Francesa, que ocorreu de 1789 a 1799, foi um período marcado por uma série de acontecimentos importantes, ocasionando mudanças profundas na estrutura social, ou seja, foi uma grande alteração no âmbito social, econômico e político na França. As causas da Revolução francesa estão atreladas a uma estrutura social no qual a maior parte da população pagava impostos altíssimos sem obter retorno quanto à qualidade de vida, tais como segurança, escolas ou outros serviços públicos.

O estopim dessa revolução foi a fome decorrente do preço do pão (principal alimento à época), devido às péssimas colheitas, aos impostos excessivos, à falta de interesse e preocupação dos governantes para com o povo francês.

Semelhante ao Brasil, no qual a capital se mudou do Rio de Janeiro para Brasília, longe do povo, os nobres (descendentes dos antigos senhores feudais) e a família real francesa viviam na opulência no distante Palácio de Versalhes, no qual a rainha gastava o dinheiro do povo comprando jóias caras e fazendo estranhos desfiles de cabelos em forma de navios, enquanto muitos morriam de fome em Paris.

Ao mesmo tempo, a população que passava a maior parte da vida comendo apenas pão, enfrentou um período de colheitas péssimas, de modo que sequer pão havia para comer. Indiferentes a isso, os nobres e a família real contribuíram para um aumento da pobreza ao  ajudarem as 13 colônias britânicas (E.U.A.) com dinheiro para que lutassem pela independência, de modo que a situação ficou ainda pior.

Além disso, os comerciantes ou burgueses, mesmo ricos, eram tratados com descaso e humilhações por parte dos nobres e da família real, tendo, inclusive, seus bens retirados e forçados a pagar impostos caríssimos, que resultava em prejuízos.

Desse modo, tal como ocorreu na primavera árabe, a fome e o alto preço dos alimentos, aliado à falta de preocupação governamental, bem como ao desejo dos comerciantes em não serem sempre cidadãos de segunda e que pudessem diminuir os impostos altos que lhes eram cobrados, fez com que a maior parte da população atacasse os nobres, as igrejas, bem como apoiassem a declaração universal dos direitos humanos, a qual estabelecia a supremacia da lei e a isonomia entre as pessoas.

Nesse contexto, um dos mais eventos mais importantes da revolução foi a queda da Bastilha ou a Tomada da Bastilha, consistindo em uma invasão da principal prisão francesa pela população revoltada no dia 14 de julho de 1789, no qual a população venceu um dos principais símbolos do poder real, sendo que o dia em que isso ocorreu, a data de 14 de julho ainda é comemorada todos os anos, sendo o principal feriado francês.

Outros acontecimentos importantes foram o aprisionamento da família real e condenação à morte pela guilhotina, a produção da  Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o confisco dos bens do clero e o terror contra os inimigos da revolução. Houve, ainda, a invasão da França pela Áustria e pela Prússia.

Quanto às fases ou etapas da revolução francesa, temos:

1ª Fase da Revolução (1789-1792)

As principais Medidas da Assembleia Nacional Constituinte (eleita por sufrágio censitário) foram:

1) A abolição dos direitos dos nobres (descendentes dos senhores feudais com relação a impostos e outras mordomias)

2) A elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;

3) Elaborar e aprovar um Constituição;

4) Estabelecer a separação dos poderes;

5) Estabelecimento do voto censitário

6) Determinou-se que a França deixava de ter um governo de uma monarquia absoluta para se converter em uma Monarquia Constitucional.

2ª Fase da Revolução - A da Convenção Nacional (1792-1795)

Constituiu-se na fase mais radical da Revolução Francesa, sendo dominada pelos jacobinos através do fechamento da Assembleia Constituinte, elegendo-se através do sufrágio universal a Convenção Nacional.

Aprovou-se uma nova constituição em 1793;

Determinou-se a execução do rei Luís XVI em 1793;

Houve uma grande quantidade de pessoas condenadas à guilhotina pelo Tribunal revolucionário ao julgar os opositores (ou supostos opositores) da Revolução;

Sob a liderança de Robespierre instalou-se o Regime de terror com milhares de franceses sendo condenados à decapitação na guilhotina;

O fim da fase jacobina ocorreu com o Golpe do Termidor , em 1795, iniciando o diretório.

3ª Fase da Revolução - Diretório ( durante os anos de 1795 a 1799):

Houve a supremacia girondina (burgueses);

Formou-se um diretório para governar formado por 5 pessoas;

Realizou e implantou medidas populares contra a crise econômica e social;

Sugiro que veja, para complementar essa explicação, o vídeo " DOCUMENTÁRIO - Revolução Francesa-History Channel ", encontrado facilmente no you..tube.

Bons estudos!

falarodrigo: Vamos à síntese com relação à atuação da Assembleia Nacional.
clarinhaslv99: Caramba! mt obg, serio eu to q estudo essa matéria e tipo ñ consigo compreender. Muitíssimo obg ;)
clarinhaslv99: A invasão da França pela Áustria e pela Prússia? teve haver com a Assembleia Nacional? tipo essa invasão tem haver com a tomada da Bastilha neh?
falarodrigo: Olha, Clarinha: A assembleia nacional foi a instituição legislativa e política da primeira fase da revolução francesa. Teve início em maio de 1789, no período inicial da revolução francesa, sendo substituída pela Assembleia Legislativa em 1791, que foi dissolvida em setembro de 1792. Ela foi uma importante instituição para caracterizar esse período enquanto uma revolução, que marcou o início de grandes mudanças em termos políticos e sociais na França.
falarodrigo: Ela aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, suprimiu o feudalismo, apropriou-se dos bens da igreja e do clero, bem como redigiu a constituição francesa de 1791.
falarodrigo: Quanto às demais questões, faça as perguntas no sistema que o pessoal responde. ^^
clarinhaslv99: hahahaha obg Rodrigo de ♥
clarinhaslv99: grata <3
falarodrigo: Por nada. Bom assunto. Vou melhorar minha resposta. ;-D
Perguntas interessantes