Artes, perguntado por williamflorian35, 10 meses atrás

GENTE EU NÃO TEMPO PARA FAZER ISTO... PFV ME AJUDEM O balé romântico surgiu no casamento da rainha italiana com o duque de Orléans, futuro rei Henrique II da França.A dança ainda tinha como finalidade a diversão nas celebrações da corte. Participavam nobres, músicos, cantores, dançarinos e até mesmo o rei, que sempre executava papel principal.O rei Luís XIV foi de grande importância para o desenvolvimento da dança.Era grande apreciador e excelente bailarino. Criava vários personagens, sempre deuses e heróis.O Balé Romântico perdeu sua popularidade na França e seu esplendor se transferiu para a Rússia. Desse modo, o balé teve grande desenvolvimento e passou a se chamar Balé Clássico.Enquanto o balé clássico prezava pelo movimento perfeito, o balé moderno liberta de toda essa rigidez o bailarino. Não são mais necessários os joelhos sempre esticados, as pontas perfeitas ou o uso de sapatilha de ponta. Além de que o chão, aqui, passa a ser utilizado como parte da dança, como objeto cênico. Faça abaixo um resumo de no mínimo 5 linhas do texto, destacando as principais informações sobre o balé romântico e a dança moderna.
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Anexos:

atilanatividade2: O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet. Na época, tratava-se de uma diversão muito apreciada pela nobreza local.
williamflorian35: Obg
williamflorian35: não tem como vc responder para eu colocar a melhor resposta. se me salvou
atilanatividade2: sim
williamflorian35: aperta contra c que vou lançar no Brainly se vai lá e aperta sem querer apertei a melhor reposta para o outro.
atilanatividade2: vio

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Respondido por atilanatividade2
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Resposta:

O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet. Na época, tratava-se de uma diversão muito apreciada pela nobreza local. Tamanha admiração pela dança levou a princesa italiana Catarina de Médici (1519-1589) a introduzir o balé numa nova corte quando se casou com o rei da França Henrique II. Catarina também fez questão de contratar o grande coreógrafo italiano de então, Balthazar de Beaujoyeulx. Aqui vale abrir um parênteses. O nome verdadeiro do coreógrafo era Batazarini Di Belgioioso. A forma afrancesada, não só do nome dele, como de outros italianos que fizeram parte da história do balé, tornou-se a mais conhecida pois a dança só se desenvolveu realmente quando chegou entre os franceses, que espalharam seu sotaque em tudo o que envolve essa arte.

Mas voltemos a Beaujoyeulx. Em 1581, a companhia dele apresentava um espetáculo bem diferente dos balés de hoje, reunindo não apenas dança, mas também poesia, canto e uma orquestra musical. Esse formato variado entusiasmou os nobres franceses desde o início, mas o balé só atingiria seu apogeu no século seguinte, na corte do rei Luís XIV. Grande entusiasta da dança, Luís XIV também era bailarino, tanto que recebeu o apelido de Rei Sol por causa da sua participação no espetáculo Ballet de La Nuit, no qual vestia uma fantasia muito brilhante, lembrando o grande astro. Em 1661, Luís XIV fundou a Accademie Royale de Musique, que abrigava uma escola de balé. Ali, sob a direção do compositor italiano Jean-Baptiste Lully e de seu assistente, o professor de dança francês Pierre Beauchamps, o balé se tornaria um espetáculo mais sofisticado, conhecido como “Ópera-Balé” por combinar dança, diálogos e canto. Foi Pierre Beauchamps quem criou as cinco posições básicas que são usadas no balé até hoje.

Por volta do século 18, os espetáculos passaram por outra transformação, concentrando-se mais na música e na dança. Foi nessa época também que as bailarinas começaram a se rebelar contra os vestidos que usavam até então e que limitavam os movimentos. Por causa dessa restrição, os homens eram os que tinham os papéis de destaque nos espetáculos. Como as coreografias cheias de saltos e giros ganhavam espaço, as mulheres tiveram que reagir. A belga Marie Ann Cupis de Camargo baixou os saltos de seus sapatos e encurtou suas saias para desenvolver melhor sua dança. Não por acaso, ela foi uma das primeiras bailarinas importantes da história. O último momento marcante da origem do balé ocorreu no século 19, quando a italiana Marie Taglioni foi a pioneira a dançar na ponta dos pés, hoje o movimento mais identificado com o balé clássico.

Explicação:


williamflorian35: se vc quer ganhar a melhor respota aperta contra o c e vai coloca.
williamflorian35: é máximo que eu posso atribuir.
williamflorian35: JÁ ATÉ COLOQUEI
atilanatividade2: que otimo
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