Biologia, perguntado por biaarenas2000, 11 meses atrás

Gente, eu não estou conseguindo preencher esse quadro! Alguém pode me ajudar!? Urgente!!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Feeh01
2
Esse site aqui tem quase tudo que você precisa: escolakids.uol.com/os-cinco-reinos-dos-seres-vivos.htm
Respondido por Pilimxc
4

MONERA:     tipo de célula: célula procariótica  /   unicelular   /     respiração: aeróbios obrigatórios (precisam do O2), aeróbios facultativos (na ausência de O2 realizam fermentação) e anaeróbios obrigatórios (não sobrevivem se houver O2)      /  alimentação: podem ser heterótrofos (decompositoras, parasitas e simbiontes) ou autótrofas (quimiossintetizante e fotossintetizante)   / importância ecológica:  contribuem na produção de oxigênio, participam da decomposição de matéria orgânica   /   exemplos desse reino:  bactérias e cianobactérias   .

PROSTISTA:   tipo de célula:  célula eucarionte.

Unicelular ou pluricelular: unicelular e pluricelular.

Respiração: A respiração da maioria desses organismos é aeróbica, que depende de oxigênio. Entretanto alguns são anaeróbios obrigatórios,. Já as espécies aquáticas associadas à decomposição de matéria orgânica podem ser anaeróbias facultativas (utilizam o oxigênio quando estiver presente, mas também são capazes de respirar em sua ausência).

Alimentação:  autotrofismo (fotossíntese), heterotrofismo (absorção ou ingestão) 

Importância ecológica: São muitos importantes por realizarem a maior parte de produção de oxigênio e por serem base das cadeias alimentares. Também são usadas industrialmente e algumas são comestíveis

Exemplos desse reino: algas, protozoários e mixomicetos.

 FUNGI :   tipo de célula:  célula eucarionte.

Unicelular ou pluricelular: uni ou multicelular.

Respiração: A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação. 

Alimentação: absorve o alimento digerido pelas exoenzimas. Dentro do nicho ecológico, encontramos os decompositores e os parasitas. Os parasitas ficam em organismos vivos, já os decompositores se fixam em organismos mortos.

Importância ecológica: podem também Atuar no ecossistema com funções importantes na decomposição de seres mortos. Também atuam como parasitas

Exemplos desse reino: cogumelos, leveduras ou bolores.

   PLANTAE :   tipo de célula: célula eucarionte.

Unicelular ou pluricelular: pluricelulares.

Respiração: Na respiração ocorre que a planta absorve oxigênio e libera gás carbônico, assim como ocorre com os animais.

Alimentação: produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos.

Importância ecológica: é por meio dele que a maioria dos outros reinos se desenvolvem, economicamente, o reino plantae também é de extrema importância, produtos vegetais são a matéria-prima que suprem a maioria das necessidades humanas.

Exemplos desse reino: musgos, samambaias, pinheiros e plantas frutíferas.

    ANIMALIA:   tipo de célula:  célula eucarionte.

Unicelular ou pluricelular: pluricelular

Respiração: A respiração pode ser cutânea, branquial, pulmonar ou traqueal

Alimentação: são heterotróficos (ou seja, eles dependem direta ou indiretamente de outros organismos para a sua alimentação).

Importância ecológica:  São responsáveis por boa parte do CO2 liberado na atmosfera e utilizado pelas plantas durante seu processo de fotossíntese. Os animais são também importantes para muitas espécies de angiospermas, pois promovem a reprodução cruzada e são importantes dispersores de sementes. 

Exemplos desse reino: desde os animais mais simples, como as esponjas até os mais sofisticados como os cordados.

Perguntas interessantes