Gente, eu gostaria de saber se é possível domesticar uma largatixa, se corre algum risco ou doença? E mais uma coisa, elas só se alimentam de insetos?
Soluções para a tarefa
Resposta: Não é um animal muito comum de se ver sendo domesticado como um pet que vá levar para passear, dá banho, brinca e tirar uma fotinha para rede social certo?
Inclusive por suas restrições alimentares serem baseadas em pequenos e médios insetos, é um animal que realiza o controle de pragas dentro de nossas residências, mas normalmente são de natureza livres e bem anti sociais, tendem a ter a ação de soltar parte da calda como sistema de defesa, para realizar a fuga em quanto o predador se distrai com o flagelo deixado para trás que tem reações nervosas de contração por um determinado tempo. Acredito eu não ter estudo ou mesmo pessoas que desenvolvam tal criação.
Quanto a doenças, é bem comum na pele da lagartixas, terem algumas bactéria e também por sistema de defesa elas produzem uma substância que é nociva a pele humana, que desenvolvem o conhecido como cobreiro, inflamação cutânea que gera rubor em formato circular com pequenas erupções e apresenta irritação e coceira no local, que pode ser tratado facilmente, mas sempre com orientações de especialistas.