História, perguntado por Marih315, 1 ano atrás

Gente, estou precisando que alguém com mais de 40 anos de idade e que tenha vivenciado os planos econômicos do governo Sarney: Plano Cruzado, de 1986, e Plano Verão, de 1989, respondam a esta pequena entrevista (Por favor preciso muito disso, e ninguém da minha família tem mais de 40 anos):

a) Como a inflação afetava seu dia a dia?
b) O que você achou da instituição do Plano Verão, em 1989?
c) O que você achou da instituição do Plano Cruzado, em 1986?
d) Como eram feitas as compras naquela época?


Usuário anônimo: Plano cruzado era uma moeda, que parece que cada uma valia 1000 cruzeiros.
Usuário anônimo: uma moeda parece que era de papelão, e era escrito Sarney.

Soluções para a tarefa

Respondido por lumenegoni
14
Posso explicar o Plano Sarney, ou cruzado. Durante o fevereiro de 1986 foi lançado um Plano econômico para tentar barrar o crescimento da inflação no país. Tinha como principais medidas congelamento de preços, mudança de moeda do cruzeiro para o cruzado ( 100 cruzeiro = 1 cruzado) e congelamento das taxas de cambio por um ano ( dolar), criação do seguro desemprego par aqueles que fossem dispensados sem justa causa( não existe mais) e o famoso gatilho salarial ou aumento salarial quando a inflação atingia 20%. O plano fracassou por que o congelamento foi feito no momento que os preços e as taxas de juros estavam muito altas e por consequência os salários não acompanhavam a economia. Alem de o congelamento não permitir o aumento de produtos sazonais, causando a falta destes no mercado de consumo, principalmente alimentos. As prateleiras dos supermercados muitas vezes estavam vazias em certas regiões do país. Também contribuiu para o fracasso a falta de fiscalização por parte do governo, assim as industrias criaram o ágio(suborno) na forma da lei para venderem seus produtos a preços melhores. Por exemplo o dono do supermercado comprava o arroz do produtor com ágio a 15 cruzados, mas vendia a 5 cruzados tendo prejuízo. neste período muitas empresas fecharam.  As compras eram feitas para o mês todo, pois poderia no mês seguinte não ter a comida nas prateleiras do supermercado, outros setores de bens de consumo duráveis tiveram grandes quedas. Em 1987 o Brasil declara moratória da divida externa, entrando em um período difícil
 e de inflação altíssima e não crescimento que só teve uma melhora com o Plano real em 1994. Espero ter ajudado. Do plano verão não lembro. 

Marih315: Muito obrigada mesmo!! Ajudou-me muito!
Perguntas interessantes