gente esse texto é narrativo ? me ajudem
A trama central da peça é a conquista de Catarina (a “megera” do título) pelo seu pretendente Petrucchio.
Batista Minola, o lorde de Pádua, tem duas filhas: a mais velha, Catarina, tem um gênio terrível e um temperamento tão difícil que é famoso em toda região; a mais nova, Bianca, é doce e amável. Bianca tem dois pretendentes, Hortencio e Grêmio, mas ela não pode se casar até que a irmã mais velha esteja casada – o que muito desespera os dois rapazes, que decidem encontrar em marido para Catarina de modo que possam disputar a mão de Bianca.
Nessa altura da história surge um terceiro pretendente para Bianca, Lucêncio, um universitário. Ele fica sabendo que Batista busca um tutor para as filhas, e assim disfarça-se como o tutor de retórica Cambio, para conquistar o coração da irmã mais nova. Essa estratégia posteriormente é copiada por Hortencio, que finge ser um tutor de música chamado Lítio.
Chega à cidade o jovem Petrucchio, um nobre falido em que busca uma esposa rica. Induzido pelos pretendentes de Bianca, ele apresenta-se na casa de Batista como pretende à mão de Catarina. Para conquistá-la, ele usa psicologia reversa: ele age como se cada coisa ruim ou grosseira que ela fizesse na realidade fosse gentil e amável. Os dois se casam em uma cerimônia cômica, e Petrucchio leva a esposa para casa contra sua vontade.
Enquanto isso, com Catarina casada, resta aos seus pretendentes disputarem sua mão entre si. Como ele mesmo está disfarçado, Lucêncio chama um amigo seu, Trânio, para passar-se por ele e pedir a mão de Bianca a Batista. Trânio (fingindo ser Lucêncio) e Grêmio oferecem diferentes valores pela mão de Bianca a Batista, e Trânio acaba ganhando – mas oferece muito mais dinheiro que a família de Lucêncio realmente tem. Trânio também consegue convencer Hortêncio a desistir de casar-se com Bianca. Ao final, Trânio e Lucêncio fazem uma grande confusão de identidades – enquanto Bianca e o verdadeiro Lucêncio casam em segredo – mas tudo acaba sendo perdoado ao final pelo velho Batista, que aceita o novo marido da filha mais nova.
Enquanto isso, na casa de Petrucchio, ele procede a “amansar” a esposa. Primeiro, ele recusa a ela comida e roupas, afirmando que nada é bom o suficiente para sua nova esposa; ele joga fora carne boa afirmando que está queimada, e não a deixa ter um lindo vestido falando que o caimento não é adequado. Ele faz com que ela concorde com tudo que ele diz, não importa quão absurdo: a certa altura, ele concorda que o sol é a lua, e que um homem é uma mulher.
No encerramento da peça, temos três casais recém-casados: Bianca e Lucência, Catarina e Petrucchio, e Hortêncio e uma viúva com quem ele casou. Todos acreditam que Catarina continua sendo uma megera, mas Petrucchio jura que ela está mais mansa. Para provar, ele faz uma aposta com os outros dois maridos: um criado deve ir chamar as esposas, e a que vier mais obedientemente a mando do marido é a mais mansa. Todos ficam maravilhados quando a única a vir é Catarina. Ela então procede a dar um discurso sobre porque é importante que as esposas obedeçam seus maridos, e todos ficam impressionados com a nova Catarina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
sim esta narrando a historia contando
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás