Gente, é sobre matrizes, assunto de 2° ano. Alguém pode me ajudar por favor? É URGENTEEE :'(
Soluções para a tarefa
Observando a questão, podemos notar algo interessante. Ela nos remete à ideia da propriedade de comutatividade, ou seja que . No caso de multiplicação de matrizes, essa propriedade não é verdadeira. Eu poderia provar usando termos genéricos, porém creio que isso foge do escopo da questão, logo mostraremos utilizando as matrizes dadas.
Outra observação que é de suma importância, é o fato de que para podermos multiplicar as matrizes elas devem cumprir a seguinte regra.
Regra: O número de colunas da primeira matriz deve ser igual ao número de linhas da segunda matriz.
Além disso, o resultado dessa multiplicação será uma matriz com o mesmo número de linhas da primeira matriz e mesmo número de colunas da segunda matriz.
Note que , ou seja a matriz A tem 3 linhas e 2 colunas. Enquanto que tem 2 linhas e 3 colunas. Podemos observar que, de fato, essas matrizes cumprem nossa regra, uma vez que a primeira matriz tem 2 colunas e isso coincide com o número de linhas da segunda. Portanto essa multiplicação pode ser efetuada. Ademais, sabemos que a matriz resultante dessa multiplicação será na alternativa A e na alternativa B.
Chega de papo, vamos ao que interessa. A ideia é colocar as matrizes, como se fossem parte de uma tabela, a primeira matriz fica na esquerda e a segunda acima. Observe a imagem 1.
Tudo o que teremos que fazer é multiplicar o primeiro elemento de uma pelo primeiro elemento de outra e andar pela linha de uma e pela coluna de outra, somando-as. Observe a imagem 2.
Faremos isso repetidamente, como mostrado na imagem 3.
Mostrando os cálculos:
Já na alternativa B, iremos realizar o mesmo processo só que trocando seus lugares na tabela. Observe a imagem 4.