História, perguntado por marciogoes66, 10 meses atrás

Gente, é muito urgente, me ajudem
1) Segundo Marx, o sistema capitalista tem uma concepção própria do trabalhador. Elabore um breve texto explicando esta concepção e relacionando-a ao conceito de alienação e mais-valia do Marx.
2) Segundo Durkhein, as sociedades onde predominam a pouca especialização do trabalho apresentam uma forte consciência coletiva e homogeneização social. Na sociedade industrializada, a divisão cada vez maior do trabalho, através da especialização e da diferenciação da mão-de-obra, tornaram as relações de trabalho interdependentes. Explique esta ideia de Durkhein, denominada de solidariedade orgânica e exemplifique utilizando elementos da atualidade.
3) Na sua obra clássica, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber analisa as relações entre de riqueza, lucro, crescimento econômico como sinais de bençãos divinas oriundas das visões protestantes de mundo e o desenvolvimento do sistema capitalista. Nesta ótica, o trabalho também é visto sob o cunho divino, sendo que a vocação seria um fator determinante para o lugar do trabalhador do sistema produtivo e não uma imposição social. Elabore um pequeno texto com sua posição sobre esta análise weberiana.

Soluções para a tarefa

Respondido por IagoEstudante6ano
5

Resposta:

1)A mais valia é um conceito da sociologia criado pelo alemão Karl Marx (1818-1883) no século XIX, o qual está relacionado com a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido. ... Em outros termos, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador.

2)“A divisão do trabalho na sociedade” (1893), que Durkheim se volta para compreender as interações relacionadas com a solidariedade que permitem a coexistência dos indivíduos em sociedade. Nesse trabalho, o sociólogo trata das formas como a divisão do trabalho de uma sociedade, isto é, como estão organizados os papeis dos sujeitos no meio social em relação ao trabalho, interferem na relação de solidariedade.

solidariedade orgânica, uma vez que o construto social funcionaria como um organismo vivo, em que cada órgão do corpo estaria especializado em uma atividade específica. Portanto, não poderia o cérebro realizar a atividade do coração, mas eles seriam interdependentes, uma vez que um coração não bate sem um cérebro para comandá-lo e nem o cérebro sobrevive sem um coração para alimentá-lo.

“As respigadoras”, 1857, Jean-François Millet. As sociedades medievais tradicionais estavam dispostas sob a lógica da solidariedade mecânica

3)A teoria weberiana considera as organizações como sistemas burocráticos, que constituem o ponto de partida para sociólogos e cientistas políticos no estudo das organizações. O trabalho aborda também a sociologia compreensiva da ação social e apresenta as características positivas e negativas da burocracia.

Perguntas interessantes