Química, perguntado por jociele7, 1 ano atrás

gente alguém sabe essa questão?
Um anion bivalente é isoeletronico em relação a um cation trivalente que apresenta 10 elétrons? qual o número atômico do elemento que deu origem ao anion? qual o número atômico que deu origem ao cation?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por luciannaslborges
4
O anion é aquele elemento que tem excesso de elétrons, então, se ele é bivalente, ele tem 2 elétrons em excesso. Podemos escrever esse anion como

 A^{2-} , escrevemos o - porque como o elétron é negativo, quando se tem ele em excesso o elemento se torna negativo.

O cátion é aquele elemento que perdeu elétrons, se ele é trivalente, quer dizer que ele perdeu tres elétrons. Podemos escrever esse cátion como:

 B^{3+} , escrevemos o +, da mesma forma, porque ele tem menos eletrons do que prótons, e os prótons são positivos, então ele se torna um elemento positivo.

Um elemento neutro tem quantidades iguais de prótons e de elétrons. Então vamos lá, se o elemento  A^{2-} é isoeletronico de um elemento que possui 10 elétrons, significa que ele possui essa mesma quantidade de elétrons.

Como o elemento A ganhou 2 elétrons, e ficou com 10, então o elemento neutro (sem esses 2 eletrons a mais) tinha 8 elétrons. Como o número atomico é igual ao número de protons, e que com 8 elétrons esse elemento é neutro, então ele tem igual número de protons e elétrons.

O número atomico (Z) do elemento que deu origem ao anion é 8. 

O cátion perdeu 3 elétrons e ficou com 10, então o seu elemento neutro possui 10+3 elétrons. Se o elemento é neutro teremos prótons=elétrons.

O número atomico (Z) do elemento que deu origem ao cátion é 13.
Perguntas interessantes