História, perguntado por lucasrir323p4fckd, 1 ano atrás

gente, alguém pode me ajudar nessa:

*Explique as teorias:

a) Taylorismo:

b) Fordismo:

c) Toyotismo:

Soluções para a tarefa

Respondido por lucroxx001
0
Taylorismo: Esse modelo tinha como objetivo acabar com o desperdício, a ociosidade e lentidão operária. À partir disso, desenvolveu uma técnica que visava o controle do operário e da máquina em funções específicas. Taylor, o engenhero norte americano, acreditava que o aperfeiçoamento se conquista com a especialização. Pensando assim, ele propõe a divisão do trabalho em tarefas específicas, com execução repetitiva e contínua, no ritmo da máquina - motivo que o levou a receber críticas de ''robotizar'' o operário, impedi-lo de criar participar do processo de produção. Além disso, os industriais não obtinham de mão-de-obra qualificada. Os trabalhadores eram imigrantes analfabetos de países distintos e não falavam o mesmo idioma. Para que as idéias fossem aceitas na classe operária, os industriais começaram a premiar os funcionários que aumentassem o número de peças produzidas para além da média.

Já o Fordismo, na primeira metade do século XX, coloca em prática as teorias de Taylor, lançando a produção em série. Os fabricantes elaboram produtos para suprirem o gosto do maior número de pessoas possíveis. O produto é "empurrado" para a população, ou seja, são produtos que tem custo reduzido para a sociedade de massa. Ex: Ford Modelo T. A grande desvantagem é que todos os carros eram iguais.

Depois da Segunda Guerra Mundial, surge outro modelo no Japão : Toyotismo. Esse modelo visava a qualidade do produto. A proposta é de que o próprio consumidor escolha seu produto, ou seja, de acordo com as necessidades precisas. Portanto, os trabalhadores das fábricas tinham que ser capacitados, competêntes, e habilidosos. Isso foi uma grande inovação no processo produção . Inclusive, passou a produzir automóveis com larga escala de cores, sem gerar custos adicionais. E também, os operários japoneses utilizam uma cartela (kaban, sinal) para indicar ao outro trabalhador antecedente qual a peça deveria ser produzida e entregue. Dessa forma,eles conseguem tirar o estoque e o desnecessário, produzindo somente o que for essêncial, (- "just in time".)
Perguntas interessantes