Português, perguntado por gamesprodrm, 9 meses atrás

Gente alguém me ajuda prf

“Quem explica com mais detalhes tudo isso é o Daniel Aguiar, coordenador do Laboratório de Estudos em Ciências da Conservação da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma entrevista exclusiva que a CHC compartilha com você!


CHC: Conservadores e restauradores de obras de arte também são artistas?


Daniel Aguiar: Não necessariamente! Apesar de, em vários casos, ser desejável que conservadores-restauradores tenham habilidades técnicas parecidas com as de um artista, não se exige que eles tenham a mesma capacidade criativa.


CHC: Qual é o maior inimigo de uma obra de arte?


Daniel: Que pergunta difícil! Para responder, precisamos saber qual tipo de obra estamos estudando, onde essa obra está, de que materiais é feita etc. Existe uma área da conservação-restauração que lida justamente com essa avaliação de riscos. Não é uma tarefa simples… Por exemplo, os riscos para esculturas de bronze são diferentes no litoral e no interior do Brasil. O mesmo vale para objetos de mármore, se estão expostos ao ar livre ou dentro de um museu. Mas a maior ameaça mesmo a uma obra de arte é o desconhecimento de quem trabalha com ela.”


Segundo o entrevistado, os objetos de arte sofrem com o quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelobotafogoussyp
2

Sofrem com o tempo, com as condições ambientais e, principalmente, com o desconhecimento da pessoa que deve preservá-las.

Perguntas interessantes