Biologia, perguntado por jv17381o5, 1 ano atrás

Gente alguem conhwçe o texto completo "Como a vida surgiu ?
Testando hipoteses"

Soluções para a tarefa

Respondido por rebeccarinunes
1

Resposta:

Introdução

Se existisse outra vida lá fora no universo, o quão parecida com a vida na Terra você acha que ela seria? Ela usaria DNA como material genético, como você e eu? Ela seria feita de células?

Nós podemos apenas especular sobre essas questões, uma vez que ainda não encontramos nenhuma forma de vida que vêm de fora da Terra. Mas nós podemos pensar de uma forma mais informada se a vida pode existir em outros planetas (e sob quais condições), considerando como a vida pode ter surgido aqui em nosso planeta.

Nesse artigo, examinaremos ideias científicas sobre a origem da vida na Terra. O quando da origem da vida (3.53.53, point, 5 bilhões de anos atrás ou mais) é bem fundamentado pelos fósseis e datação radiométrica. Mas o como é muito menos compreendido. Em comparação ao dogma central ou a teoria da evolução, as hipóteses sobra a origem da vida são muito mais... hipotéticas. Ninguém tem certeza de qual hipótese está correta - ou se a hipótese correta ainda está por aí, esperando para ser descoberta.

Quando a vida surgiu na Terra?

Geólogos estimam que a Terra se formou 4,54,54, comma, 5 bilhões de anos atrás. Essa estimativa foi feita a partir de medidas das idades das rochas mais antigas na Terra, bem como a idade de rochas lunares e meteoritos, por datação radiométrica (na qual o decaimento de isótopos radioativos é usado para calcular o tempo desde a formação de uma rocha).

Por muitos milhões de anos, a Terra primitiva foi atingida por asteroides e outros objetos celestiais. As temperaturas também costumavam ser bem altas (com a água em estado gasoso, não líquido). A primeira vida deve ter surgido durante um intervalo do bombardeamento de asteroides, entre 4.44.44, point, 4 e 4.04.04, point, 0 bilhões de anos atrás, quando era frio o suficiente para a água condensar nos oceanos^1  

1

start superscript, 1, end superscript. Entretanto, um segundo bombardeio aconteceu aproximadamente a 3.93.93, point, 9 bilhões de anos atrás. É provável que após o final dessa rodada a Terra se tornou capaz de sustentar a vida.

A primeira evidência fóssil da vida

As primeiras evidências da vida na Terra vem de fósseis descobertos na Austrália Ocidental, que datam de aproximadamente 3.53.53, point, 5 bilhões de anos atrás. Esses fósseis são estruturas conhecidas como estromatólitos, que são, em muitos casos, formados pelo crescimento de camadas sobre camadas de micróbios unicelulares, como as cianobactérias (Estromatólitos são também feitos por micróbios atuais, não apenas pelos pré-históricos).

Crédito da imgem: "Estromatólito," por Didier Descouens, CC BY-SA 4.0.

Os fósseis mais antigos dos próprios micróbios, não apenas o de seus subprodutos, preservam os restos do que os cientistas pensam que são as bactérias metabolizadoras de enxofre. Os fósseis também são encontrados na Austrália e datam de aproximadamente 3.43.43, point, 4 bilhões de anos atrás.

Como a vida pode ter surgido?

Nos anos 1920, o cientista russo Aleksandr Oparin e o cientista inglês J. B. S. Haldane propuseram separadamente o que hoje é chamado de Hipótese Oparin-Haldane : que a vida na Terra pode ter surgido gradativamente a partir de matéria não-viva, através de um processo de ""evolução química gradual"^3  

3

start superscript, 3, end superscript

Oparin e Haldane pensaram que a Terra primitiva tinha uma atmosfera reduzida, o que significa uma atmosfera pobre em oxigênio na qual moléculas tendem a doar elétrons. Sob tais condições, eles sugeriram que:

Moléculas inorgânicas simples poderiam ter reagido (com energia fornecida pelo sol ou relâmpagos) e formado blocos de construção como os aminoácidos e nucleotídeos, que poderiam ter acumulado nos oceanos, formando uma "sopa primordial".^3  

3

start superscript, 3, end superscript

Os blocos de construção poderiam ter se combinado em outras reações, formando moléculas mais complexas e maiores (os polímeros), como as proteínas e os ácidos nucleicos, talvez dentro de poças à beira d'água.

Os polímeros podem ter se organizado em unidades ou estruturas que eram capazes de se sustentar e auto-replicar. Oparin pensou que essas poderiam ser "colônias" de proteínas agregadas para realizar metabolismo, enquanto Haldane sugeriu que as macromoléculas se tornaram encapsuladas por membranas para formar estruturas parecidas com as células.

Os detalhes desse modelo provavelmente não estão corretos. Por exemplo, os geologistas atualmente pensam que a atmosfera primitiva não era redutora e não está claro se as poças a beira-mar são locais prováveis para o surgimento da primeira vida. Mas a ideia básica - uma formação gradual, espontânea de moléculas biológicas ou agregados auto-sustentáveis simples e depois mais complexos - ainda está no centro da maioria das hipóteses da origem da vida, hoje em dia.

Explicação:

Perguntas interessantes