Gardner (1994) nos apresentou a Teoria das Inteligências Múltiplas. Em seus estudos, verificou que os seres humanos apresentam graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam. Assinale a alternativa correta em relação a esse conceito:
A ) A faculdade do saber está diretamente ligada à espessura do córtex cerebral, também conhecido como massa cinzenta - região que desempenha funções fundamentais como memória, pensamento, linguagem e consciência.
B ) Estes pontos confirmam que uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área do conhecimento e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra.
C ) Baseado no fato de que grandes sábios como Newton ou Einstein eram autistas, de alguma forma, os pesquisadores desenvolveram a hipótese de que as excepcionais qualidades destes intelectuais não eram pelo fato de possuírem um extraordinário cérebro, mas sim porque sofriam de um defeito no funcionamento cerebral que os tornavam incapazes de manter relações sociais normais.
D ) Estes pontos confirmam que uma criança pode ter um desempenho retardado em uma área do conhecimento e estar na média ou muito abaixo em outras.
E ) Estes pontos descrevem a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Soluções para a tarefa
Olá.
Transcrevo as assertivas, justificando-as adequadamente. Desde já afirmo que a resposta está na alternativa B.
a) A faculdade do saber está diretamente ligada à espessura do córtex cerebral, também conhecido como massa cinzenta - região que desempenha funções fundamentais como memória, pensamento, linguagem e consciência.
Incorreto. “O saber” pode estar ligado com o crescimento do encéfalo como um todo, não apenas do córtex cerebral. Apenas com essa informação (do tópico de “evolução embriológica do Sistema Nervoso Central) é possível refutar essa alternativa, mas todo modo, é possível ir além. Memória, pensamento, linguagem e consciência dependem muito mais de várias estruturas no encéfalo, não apenas do córtex. Ex.: hipocampo para a memória; lóbulo frontal para racionalização e etc.
b) Estes pontos confirmam que uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área do conhecimento e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra.
Correto. Um indivíduo pode-se desenvolver mais em algumas áreas do que outras, mas sendo possível estar em um limite noutras (uma média).
c) Baseado no fato de que grandes sábios como Newton ou Einstein eram autistas, de alguma forma, os pesquisadores desenvolveram a hipótese de que as excepcionais qualidades destes intelectuais não eram pelo fato de possuírem um extraordinário cérebro, mas sim porque sofriam de um defeito no funcionamento cerebral que os tornavam incapazes de manter relações sociais normais.
Incorreto. Inicialmente, não existem reais comprovações clínicas sobre o “autismo deles”, pois o máximo que encontrei foram notícias que referenciavam a outras e algumas com conteúdo inconcludentes (muito semelhante com “Fake News”).
O desenvolvimento de uma inteligência depende muito da estimulação dada. “O que separa um gênio de uma pessoa comum é o foco e as estimulações para determinados estímulos”. Com base nisso, é possível afirmar que a “genialidade” não depende apenas de autismo, o que também invalida a assertiva.
d) Estes pontos confirmam que uma criança pode ter um desempenho retardado em uma área do conhecimento e estar na média ou muito abaixo em outras.
Incorreto. Isso é o caso de autismo – foco excessivo numa vertente e retraso noutras.
e) Estes pontos descrevem a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Incorreto. Trata-se da “inteligência emocional”, o que não se generaliza para todas (como é o caso do enunciado).
Com base no que foi falado, podemos afirmar que a resposta está na alternativa B.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos
Resposta:
B
Explicação:
Estes pontos confirmam que uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área do conhecimento e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra