Gandin afirma que o Planejamento Participativo:
“[...] parte da verificação de que não existe participação real em nossas sociedades, isto é, de que há pessoas e grupos dentro delas que não podem dispor dos recursos necessários ao seu mínimo bem-estar. Mais do que isto: parte da clareza de que isto é consequência da organização estrutural injusta destas mesmas sociedades.”
Analisando esta abordagem de Gandin responda a questão: para que foi criado e desenvolvido o planejamento participativo?
Soluções para a tarefa
A criação do planejamento participativo foi feita para o planejamento do dia a dia de empresas com finalidade social, para instituições, movimentos e grupos sociais, sem retorno financeiro.
Depois foram utilizados os conceitos, modelos e técnicas também por escolas e as redes de ensino, para uma melhor adaptação às necessidades de construção das práticas escolares.
O planejamento é de certo modo uma proposta de intervenção e controle da realidade, sendo como base a direção de uma sociedade mais justa na distribuição do poder e de riquezas materiais e culturais, ou seja, um maior equilíbrio social. Assim sendo mais utilizada por órgãos públicos do que privados.
Esses níveis de participação Gandin avalia 3 diferentes:
· Colaboração
· Decisão
· Construção em conjunto
Ele dá o exemplo que não basta os professores definirem “como” e “com quem” vão passar um conteúdo, como se estivessem só administrando o trabalho escolar, é necessário que se organizem para definir o que pretendem ter de expectativas, não só quanto aos seus alunos, mas no que diz respeito às realidades sociais.