Gana, reino do ouro
Um dos reinos mais influentes, Gana, foi formado a partir do século IV com a união de várias vilas, vilarejos e povos instalados na região hoje conhecida como Mauritânia.
Gana era um agrupamento de aldeias que se ligavam a um rei --- conhecido como gana -- por laços de lealdade. O prestígio e o poder do rei estavam apoiados na quantidade de pessoas sob o seu controle, que lhe pagavam impostos e forneciam funcionários soldados e lavradores para a manutenção de seus domínios. Muitas vezes , gana se casava com diversas mulheres de aldeias diferentes como o objetivo de estender sua influência junto a população desses regiões.
Outra maneira de expandir suas terras era invadir territórios vizinhos e dominar outros povos, prática facilitada em razão do desenvolvimento e uso de técnicas de metalurgia.
Com esse conhecimento, os artesãos produziam flechas com pontas de ferro, superiores às de seus adversários, feitas com ossos e pedras.
Um recurso abundante em Gana era o ouro , metal que chamou a atenção dos viajantes.
O reino do Mali
Com a desagregação de Gana , houve um período de desordem na região, durante o qual os clãs e as aldeias deixaram de seguir um poder unificado. Então, por volta do ano 1230 um dos líderes desse clã, Sudiata Keita, conseguiu vencer os grupos vizinhos e estabeleceu um comando único.
os antigos chefes continuaram a exercer o governo local , mas cederem o título de mansa (rei) ao guerreiro que os comandava , ou seja , a Sudiata Keita. Era o início do reino de Mali
O controle desse território compreendia diferentes formas de políticas de organização. Assim , havia em seu interior pequenos reinos, cidades-Estado e aldeias administradas por conselhos de anciãos . Para conseguir que todos pagassem impostos e fornecessem soldados em caso de guerra , o mansa era tolerente com as diferenças de costumes de cada porção do reino.
Por volta de 1337, alguns grupos que faziam parte do reino começaram a manifestar desobediência em relação á autoridade central . A isso se somaram disputas internas pelo poder, fatores que provocaram o enfraquecimento e a ruína do Reino do Mali entre séculos XV e XVI
PERGUNTAS :
1- Quais as principais características de Gana ?
2- fale sobre o recurso abundante em gana
3- a respeito do reino do Mali, marque um (x) na alternativa correta
( ) em gana não havia agrupamento de aldeias
( )o controle do território de Mali não compreendia diferentes formas de políticas de organização
( ) o controle desse território compreendia diferentes formas de políticas de organização
( ) em 1500, alguns grupos que faziam parte do reino começaram a manifestar desobediência em relação á autoridade central
4- como era organizando o reino do mali
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1)Gana é um dos países mais ricos da África tropical, e sua economia se baseia na extração de recursos naturais e na agricultura.
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás